A goleada por 7 a 1 da Alemanha sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014 completa um ano nesta quarta-feira. A expressão "gol da Alemanha" passou a ser utilizada para apontar erros e fracassos não só no futebol brasileiro, mas também em todo país. Capitão alemão na época da conquista, o laterl Philipp Lahm concedeu uma entrevista exclusiva para o LANCE! há dez meses e "apontou" os erros que levaram o time comandado por Felipão ao vexame histórico. Relembre:
Placar do jogo: 7 a 1:
- É claro que este era um jogo especial (Brasil x Alemanha). E foi um resultado surpreendente, porque você nunca espera marcar sete gols durante uma partida de Copa do Mundo. Ninguém imagina o seu adversário cometendo erros que normalmente não acontecem neste nível. Acho que foi uma mistura de pressão por ser o anfitrião e também individual, bem como erros táticos que levaram a esse resultado. Foi uma sensação de pressão. E aquele não era o jeito que queríamos nos despedir do país anfitrião - disse Lahm.
Lembranças da Copa:
- É claro que as imagens do Maracanã, quando segurei a taça durante a cerimônia de premiação... Os fãs em delírio, os abraços com os meus colegas de equipe e do impressionante estádio. Mas também vou levar esse sentimento, de celebrar as pessoas, a atitude positiva do país, apesar de todos os problemas que eles têm de lidar.
Conselhos para o Brasil?:
- Estou certo de que o Brasil não precisa do meu conselho para voltar a jogar um grande futebol. Sinto-me lisonjeado, mas há muitas de pessoas capazes e competentes no Brasil, e acho que o país vai encontrar seu caminho. A equipe é uma formação dinâmica e existem sempre diferentes fases de um processo de desenvolvimento. Às vezes, um grande torneio acontece na hora errada. Eles são uma das quatro principais nações do mundo. É claro que há coisas que podem ser feitas de uma forma melhor, mas ainda estamos falando sobre a seleção que é de uma grande nação de futebol!