Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Neymar na Olimpíada, alguma joia vai ‘dançar’. Veja os candidatos

Seleção para Rio-2016 só tem 18 vagas. Presença do craque deixa a briga mais acirrada

 (Foto: Heuler Andrey/Mowa Press)
Escrito por

Se a briga por um lugar na Seleção Brasileira para a Olimpíada já estava acirradíssima, a confirmação da presença de Neymar na Rio-2016 elevou o sarrafo ainda mais (usando uma linguagem do atletismo).

São apenas 18 convocados para os Jogos Olímpicos - cinco a menos do que nos torneios organizados pela Fifa, que permitem 23. Ou seja, a briga de quem briga entre os sub-23 vai pegar fogo e, com Neymar dentro, vai sobrar muita gente talentosa fora da convocação.

Primeiro é preciso levar em conta que o esquema tático da Seleção olímpica é o 4-3-3, sem necessariamente ter um centroavante fixo na área, com características típicas de um camisa 9. Ao mesmo tempo, meias mais talentosos têm ganhado espaço para compor a linha do meio-campo em detrimento aos volantes "brucutus".

Ou seja, apostando em um certo equilíbrio na lista, serão de quatro a cinco convocados para a função de meia-atacante, sempre com jogadores versáteis, que possam executar várias funções - atuando pelos lados ou centralizado. Com Neymar na conta, restariam três, quatro vagas. E muitos candidatos.

Pelo que fizeram nos últimos tempos na Seleção olímpica e nos clubes, Gabigol, Gabriel Jesus e Luan surgem como favoritos, com Felipe Anderson sendo a peça mais polivalente, podendo ocupar a primeira linha de três, do meio-campo. Isso levando em conta que a CBF não conseguirá a liberação de mais nenhum acima de 23 anos (Willian, do Chelsea, por exemplo), algo que pode ocorrer.

Seleção olímpica que jogou contra a África do Sul, em março (Foto: CBF)

Assim, não haveria espaço para nomes de destaque entre os sub-23, como Vitinho (Internacional), Alisson (Cruzeiro), Kenedy (Chelsea) e Luciano (Corinthians). Mas é claro que ainda há tempo para que os atualmente vistos como prováveis escanteados mudem de status. Afinal, a Rio-2016 só começa em agosto.

LISTA HIPOTÉTICA PARA A RIO-2016
Goleiros: Ederson (Benfica) e Matheus Vidotto (Corinthians)
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Doria (Granada) e Rodrigo Caio (São Paulo)
Laterais: Fabinho (Monaco), Wendell (Bayer Leverkusen), Zeca (Santos) e Douglas Santos (Atlético-MG)
Meio-campo: Thiago Maia (Santos), Rodrigo Dourado (Internacional), Rafinha Alcântara (Barcelona), Fred (Shakhtar) e Felipe Anderson (Lazio)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Gabriel Jesus (Palmeiras), Luan (Grêmio) e Gabigol (Santos)

QUEM CORRE POR FORA PARA O SETOR OFENSIVO
Andreas Pereira (Manchester United), Gustavo Scarpa (Fluminense), Luciano (Corinthians), Alisson (Cruzeiro), Vitinho (Internacional), Malcon (Bordeaux), Kenedy (Chelsea), Vinícius Araújo (Sport), Valdivia (Internacional) e Clayton (Atlético-MG)

QUEM CORRE POR FORA PARA O MEIO
Lucas Silva (Real Madrid), Walace (Grêmio) e Matheus Salles (Palmeiras)

QUEM CORRE POR FORA PARA A ZAGA
Rodrigo Ely (Milan) e Marlon (Fluminense)