Apesar da derrota por 1 a 0 para a Bolívia nesta terça-feira (9), a Seleção Brasileira não corre risco de perder a vaga como cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026 — pelo menos de acordo com os critérios que devem ser adotados pela FIFA no sorteio dos grupos.
➡️ Pênalti para a Bolívia contra o Brasil provoca reclamação de Ancelotti
Como são definidos os cabeças de chave?
Para o Mundial de 2026, que será disputado em Estados Unidos, México e Canadá, a FIFA deve manter o modelo utilizado nas últimas edições e utilizar o Ranking FIFA como critério principal para a definição dos potes no sorteio.
Como a Copa será expandida para 48 seleções divididas em 12 grupos, haverá 12 cabeças de chave. Eles devem ser definidos da seguinte forma:
- 3 seleções-sede (EUA, México e Canadá) já têm posição garantida nos Grupos A, C e D, respectivamente.
- As outras 9 vagas de cabeça de chave serão destinadas às melhores seleções classificadas no Ranking FIFA, independentemente da confederação.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Situação do Brasil no Ranking FIFA
O Brasil ocupa atualmente a 5ª colocação no ranking da FIFA com 1.777,69 pontos, atrás de Argentina, Espanha, França e Inglaterra. Veja o Top 10:
➡️ Europeus reagem à derrota do Brasil contra a Bolívia: ‘Algum dia vai voltar?’
O próximo ranking será divulgado no dia 17 de setembro, e o Brasil deve cair para a 6ª colocação, de acordo com as projeções. Mesmo com oscilações nos resultados recentes, não há risco matemático de o Brasil cair além da 9ª até o sorteio.
➡️Galvão Bueno critica Globo e se revolta após jogo da Seleção: ‘Vergonha’
O que falta a FIFA definir?
Até o momento, a FIFA ainda não confirmou oficialmente os critérios que usará para o sorteio da Copa de 2026. Porém, tudo indica que o Ranking FIFA de novembro de 2025 será o utilizado — prática já adotada nas últimas edições da competição.
Caso se confirme, o Brasil estará garantido como um dos cabeças de chave, o que é importante para evitar confrontos contra outras potências logo na fase de grupos.
Como serão os potes?
A divisão das seleções será feita com base na posição no ranking entre as classificadas, e deve seguir o modelo abaixo:
- Pote A (Cabeças de chave): EUA (A1), México (C1), Canadá (D1) + 9 melhores seleções no Ranking FIFA entre as classificadas
- Pote B: Classificadas entre a 10ª e a 21ª posição do ranking
- Pote C: Classificadas entre a 22ª e a 33ª posição
- Pote D: Classificadas entre a 34ª e a 45ª posição
Ainda haverá outras 3 seleções saindo da repescagem intercontinental, que completarão as 48 vagas do torneio.