Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
0
1
escudo default
São Bernardo

São Paulo cai para o São Bernardo em Morumbi lotado e vê liderança de grupo no Paulistão ameaçada

Tricolor decepcionou torcida em jogo de muitos erros ofensivos. E agora precisa vencer na última rodada para ter vantagem de atuar como mandante nas quartas contra o Água Santa

Água no chopp tricolor: jogadores do Tigre festejam gol da vitória no Morumbi (Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)
Escrito por

Mais uma vez o São Paulo deixou a desejar em um 'teste para valer' neste Campeonato Paulista. Se o Tricolor venceu apenas o Santos entre os adversários que também estão na Série A do Campeonato Brasileiro, o desafio da vez era o São Bernardo, melhor dentre os pequenos. Não deu. Um gol logo cedo selou a derrota por 1 a 0 em pleno Morumbi, na noite deste sábado (25). E agora a liderança do Grupo B - que significa vantagem no mata-mata - está ameaçada.

Foi uma partida fora dos padrões do Tricolor. Após levar o tento dos visitantes logo aos três minutos, com Rodrigo Souza subindo sozinho para desviar às redes uma cobrança de escanteio, o nervosismo bateu e as jogadas de ataque não funcionaram.

+ ATUAÇÕES: Ninguém vai bem no São Paulo, e substituições de Ceni não têm efeito na derrota


Na etapa final, pouca coisa mudou. Calleri saiu machucado. Os erros persistiram. E os visitantes, que engatilham com o resultado desta noite a sétima vitória seguida na competição, levaram perigo a todo instante, chegando a acertar uma bola na trave com o goleiro Rafael já batido.

O resultado deixa o São Paulo com os mesmos 20 pontos. O problema é que o Água Santa, mais cedo, vencera o Botafogo e empatou com o Tricolor. O clube do Morumbi agora precisa de uma vitória na última rodada se quiser terminar a chave na liderança e assim ter o direito do mando de campo nas quartas de final ante o rival do Grande ABC.

Situação semelhante a do São Bernardo, que chegou aos 26 pontos e termina o dia com a melhor campanha geral do Paulistão.

O JOGO

O São Bernardo mostrou logo cedo o motivo de ser a melhor equipe do Estadual entre os pequenos. Aos 3', uma série de dois escanteios. O primeiro, a zaga tirou. o segundo, Vitinho bateu na pequena área e Rodrigo Souza subiu entre a marcação para testar e abrir o placar.

REAGE TRICOLOR

Levar um tento logo cedo desequilibrou por completo o São Paulo. Nervosa, a equipe passou a errar passes no ataque. Jogadas ensaiadas falhavam. Construção ofensiva era nula. Mais demérito de uma improdutividade tricolor do que qualidade da defesa do time do ABC.

Mesmo assim, o São Paulo tentava. Aos 18', Rato saiu livre pela ponta direita e cruzou na medida para Luciano, que cabeceou no canto esquerdo de Alex Alves, obrigando o goleiro do Tigre a fazer boa defesa, na melhor chance dos mandantes na etapa inicial.

FAZ ISSO NÃO SÃO PAULO...

Se a excelente chance criada poderia servir de motivação, o efeito surgido parece ter sido o contrário. Aos 29', os corações são-paulinos bateram forte por um instante. Matheus Régis puxou em contra-ataque do meio de campo e avançou sozinho. Primeiro, deixou Alan Franco para trás e, depois, driblou Rafael. O zagueiro argentino conseguiu se recuperar e correu a tempo de salvar a finalização sem tanta força do jogador do São Bernardo, evitando o gol certo.

CRIATIVIDADE ZERO

O jogo seguia lá e cá sem grandes inspirações. Os erros se acentuaram. Aos 37', um momento de polêmica com Galoppo reclamando do toque de mão do adversário em um cruzamento malsucedido. A lamentar, só a substituição de Calleri no fim, com fortes dores no tornozelo direito. Deve ser mais um na grande lista de desfalques.

> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23

O SUFOCO CONTINUA

O jogo recomeçou e, na prática, coisa mudou em campo. O Tricolor continuava errando. E a paciência das arquibancadas ia acabando. Melhor para os visitantes, que comprovavam em campo o porque de serem um dos melhores da competição. Aos 12', João Carlos recebeu ótimo passe enfiado, ficou na cara de Rafael e bateu, mas a bola caprichosamente acertou a trave direita em um gol que parecia certo.

O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA...

O São Paulo criava, mas não concluía. Aos 17', Pedrinho chegou à área pela esquerda, mas chutou fraco nas mãos do goleiro. Quatro minutos depois, Rato cobrou falta cruzada e Galoppo subiu para desviar para fora. Em seguida foi a vez de Luciano tentar desviar cruzamento rasteiro de Nathan, em vão.

Eram chances fracas, sem maiores preocupações e que expunham as dificuldades são-paulinas em uma partida marcada pelo nervosismo e pelo erro. Melhor para os visitantes, que terminam a noite como a melhor equipe do Paulistão.

PRÓXIMOS JOGOS

O São Paulo encerra sua participação na primeira fase do Paulistão diante do Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), às 16h (de Brasília) de domingo (5/3). O Tricolor enfrentará o Água Santa nas quartas de final, mas falta decidir onde será o jogo. No mesmo dia e horário, o São Bernardo faz o clássico regional contra o rival de Diadema (SP), em casa. Sua situação é a mesma que a do time do Morumbi. Enfrentará o Palmeiras no mata-mata.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 1 SÃO BERNARDO
CAMPEONATO PAULISTA - PRIMEIRA FASE - 11ª RODADA


Data e hora: 25/2/2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Auxiliares: Mauro André de Freitas e Anderson José de Moraes Coelho
VAR: Marcio Henrique de Gois
Público e renda: 52.600 presentes/R$ 2.054.826,00

Cartões amarelos: Nestor (São Paulo); Hugo Sanches, Jhony Douglas, João Carlos e Rafael Vaz (São Bernardo)
Cartão vermelho: -

GOL: Rodrigo Souza aos 3min do 1ºT (0-1)

SÃO PAULO
Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio (Talles Costa, 31/2); Méndez (Luan, 15/2), Nestor (Patryck, 31/2) e Galoppo; Luciano, Calleri (Pedrinho 42/1) e Wellington Rato (Alisson, 31/2)
Técnico: Rogério Ceni

SÃO BERNARDO
Alex Alves; Alex Reinaldo (Hugo Sanches, intervalo), Hélder, Matheus Salustiano (Romércio, 40/1), Rafael Vaz e Arthur Henrique; Rodrigo Souza, Vitinho Mesquita (Henrique Lordelo, 20/1) e Chrystian Barletta; Matheus Régis (Felipe Marques, intervalo) e João Carlos (Jhony Douglas, 27/2)
Técnico: Márcio Zanardi