Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pressionado no cargo, Diniz completa 1 ano como treinador do São Paulo

 Técnico tem duelo complicado neste sábado, contra o Internacional, pelo Brasileirão; aproveitamento geral do comandante no Tricolor é de 54,5% dos pontos disputados 

Fernando Diniz vive altos e baixos no São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

O técnico Fernando Diniz completa neste sábado um ano no comando do São Paulo. Em meio a altos e baixos e lidando com a pressão externa, o treinador alcança o número expressivo de 365 dias à frente do Tricolor justamente quando a equipe tem um duelo de extrema importância, contra o Internacional, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

TABELA
>Veja a classificação do Brasileiro 
>Confira a classificação da fase de grupos da Copa Libertadores

Contratado com a missão de reformular o futebol do São Paulo e integrar os jovens jogadores das categorias de base no CT da Barra Funda, Diniz é o primeiro técnico a completar a marca desde Muricy Ramalho, em 2015. De lá para cá, nomes como Juan Carlos Osorio, Edgardo Bauza, Rogério Ceni e Cuca passaram pelo Tricolor, mas todos sem o devido sucesso. 

Até aqui, Fernando Diniz conseguiu a sexta colocação no Campeonato Brasileiro do ano passado, levou o clube até as quartas de final do Paulistão deste ano, e vive um momento delicado na Copa Libertadores. A campanha no Brasileirão 2020 é regular e a equipe está na terceira colocação na tabela. 

Desde sua estreia, contra o Flamengo, no Maracanã, Diniz comandou o Tricolor do Morumbi em 44 oportunidades, com 20 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, sendo 58 gols marcados e 48 gols sofridos. O retrospecto geral é de 54,5% de aproveitamento pontos disputados.

Embora a data seja festiva para o treinador do São Paulo, o momento não é dos melhores. A equipe foi recebida com protestos na tarde da última sexta, quando embarcou para Porto Alegre, e os torcedores organizados pediram a demissão do treinador. A diretoria de futebol segue mantendo o respaldo ao trabalho do comandante, mas os dois próximos jogos podem ser decisivos para o Tricolor. 

Isto porque, neste sábado, às 19h, o São Paulo tem um confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro. O Internacional é o vice-líder do torneio, com 20 pontos ganhos, enquanto a equipe do Morumbi é a terceira, com 18. O líder Atlético-MG tem 21 e joga também nesta noite, contra o Grêmio. 

Na quarta, o Tricolor decide sua permanência na Copa Libertadores em Buenos Aires, contra o River Plate. Se perder na Argentina, o São Paulo de Fernando Diniz estará eliminado da competição continental ainda na fase de grupos e com uma rodada de antecedência. O empate mantém a equipe viva no torneio, mas com remotas chances de chegar ao mata-mata.