Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Criação de gol de Michel Araujo contra o Corinthians mostra crescimento coletivo do São Paulo

Ao todo, foram 22 passes trocados antes de Michel Araujo abrir o placar na Neo Química Arena

Michel Araujo foi o responsável por abrir o placar no clássico contra o Corinthians na Neo Química Arena (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Escrito por

Durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, que terminou empatado por 1 a 1, a construção das jogadas que originaram o gol de Michel Araujo chamaram atenção.

Isso porque demandou um trabalho coletivo e precisou de 22 toques até a bola chegar ao gol alvinegro, sem dar chances de defesas para o goleiro Cássio. Ao todo, o Tricolor teve a posse de bola por pouco mais de um minuto - o que foi registrado pelo perfil oficial do clube nas redes sociais após o término da partida.

No lance, dez atletas participaram da construção do gol - sendo a assistência partindo de Rafinha, pelo lado direito, que pouco antes tinha recebido a bola de Wellington Rato. Mas antes disso, o começo da jogada surgiu com Rafael, após a cobrança de um tiro de meta.

+ ATUAÇÕES: Rafinha faz pênalti infeliz e compromete ótimo trabalho defensivo do São Paulo em Itaquera

Este gol mostrou algumas das características que tem sido desenvolvidas sob o comando de Dorival Júnior: ofensividade, posse de bola e criação por dentro. E isso pode ser demonstrado com base em números.

+ Clique aqui e veja como apostar no Brasileirão
+ Confira os jogos e classificação resultados do Campeonato Brasileiro na tabela do LANCE!

De acordo com dados do FootStats, durante o clássico com o Corinthians, a equipe de Dorival teve uma média de 638 passes certos - o que é muito, principalmente se comparar com as estatísticas do rival, que contou com somente 303 passes certos, não sendo nem a metade do Tricolor. Além disso, teve cerca de 65% da posse de bola.

Inclusive, algumas interações entre jogadores chamaram atenção. Entre elas, duas em destaque: Arboleda e Beraldo (que estão rendendo bastante no setor defensivo) e Rafinha e Gabriel Neves (que chama atenção uma vez que mostra justamente esta capacidade de saída por dentro). Ou seja, a defesa trocava os passes para gerar espaço, e quando a bola chegava no Rafinha, a procura era por Gabriel Neves para a saída por dentro - citada anteriormente.

Porém, mesmo com estas características cada vez mais evidentes, ainda existem pontos a serem melhorados - principalmente na parte ofensiva. Ainda segundo estatísticas do FootStats, o Tricolor ainda peca nas finalizações. Contra o Corintians, foram seis tentativas - com somente uma certa.

No Brasileiro todo, está entre os últimos colocados no ranking referente ao fundamento. Ao todo, foram 73 finalizações, com somente 26 certas. Em primeiro lugar, está o Palmeiras - vice-líder da tabela da competição e 113 no total, com 48 certas.

Veja a construção do gol de Michel Araujo: