Cotia, base do São Paulo, foi considerada a melhor base do Brasil e uma das maiores do mundo em ranking divulgado em relatório do CIES Football (Observatório do Futebol).

A nível mundial, Cotia apareceu na 12ª colocação. Enquanto isso, rivais como Corinthians, Flamengo e Palmeiras também são listados, mas mais para baixo nas colocações. Inclusive, a base do São Paulo aparece à frente de grandes equipes da Europa, como PSG, da França.

➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

O ranking levou alguns pontos em consideração. Entre eles, o número de jogadores formados, total de minutos em campo e a situação dos times que estes atletas atuaram na última temporada. Em primeiro lugar, está o Benfica, time de Portugal.

Cotia tem sido uma vitrine para o São Paulo há anos. Grandes nomes do futebol europeu, como Casemiro e Beraldo, foram formados lá. Neste ano, um dos destaques entre as crias está sendo William Gomes, que foi negociado ao Porto no início do ano e tem chamado atenção nos radares da Europa.

➡️De olho no Bahia, São Paulo se reapresenta com evolução de lesionados

Outros destaques, como Lucas Ferreira, Henrique Carmo e Matheus Alves, foram negociados este ano também para o exterior. Existem ainda casos de jogadores da base do São Paulo que começam a chamar atenção antes mesmo de suas estreias no profissional, como aconteceu recentemente com Angelo, lateral-direito que foi vendido aos 16 anos ao Strasbourg, da França.

William Gomes, revelado na base do São Paulo, chama atenção no Porto (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

Veja o ranking das 20 maiores bases do mundo

  1. Benfica (Portugal)
  2. Barcelona (Espanha)
  3. River Plate (Argentina)
  4. Ajax (Holanda)
  5. Boca Juniors (Argentina)
  6. Sporting (Portugal)
  7. Dinamo Zagreb (Croácia)
  8. Defensor (Uruguai)
  9. Real Madrid (Espanha)
  10. Vélez (Argentina)
  11. Estrela Vermelha (Sérvia)
  12. São Paulo (Brasil)
  13. Dínamo de Kiev (Ucrânia)
  14. Corinthians (Brasil)
  15. Flamengo (Brasil)
  16. San Lorenzo (Argentina)
  17. Nacional (Uruguai)
  18. Palmeiras (Brasil)
  19. PSG (França)
  20. Partizan (Sérvia)
Siga o Lance! no Google News