Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo aposta em variedade de goleadores para quebrar tabu no Rio

Últimos seis gols do Tricolor foram marcados por seis jogadores diferentes, interrompendo um sequência de Alexandre Pato. Com isso, Cuca quer quebrar tabu no Maracanã 

Raniel, Antony e Toró marcaram gol contra a Chapecoense (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Neste sábado, às 19h, o São Paulo volta a campo para enfrentar o Fluminense, pela 12ª rodada do Brasileirão-2019. O duelo pode marcar a confirmação da arrancada são-paulina no campeonato, que tende a premiar também a variedade de artilheiros na equipe nos últimos jogos. Isso deve ajudar, inclusive, na quebra de um incômodo jejum de vitórias sobre o Flu no Maracanã, que já dura mais de dez anos.

Antes da parada para a Copa América, o Tricolor vivia uma escassez de gols, que contribuiu demais para a média de tentos da equipe ser a pior da temporada entre os clubes de Série A. Nos sete jogos que antecederam a folga do meio do ano, o time só balançou a rede duas vezes, ambas por autoria de Alexandre Pato. No entanto, desde o retorno das competições, ele ainda não deixou sua marca, lacuna preenchida por cinco companheiros diferentes.

Pablo, no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, e Antony, Toró, Raniel e Vitor Bueno, na goleada por 4 a 0 sobre a Chapecoense, foram os personagens que saíram de campo com mais um gol na conta o que, na visão do clube, é um sinal de que o elenco é forte o suficiente para não precisar depender de um só jogador, como parecia caminhar em relação a Alexandre Pato. 

Até o momento, o São Paulo marcou 30 gols em 2019 contando apenas jogos oficiais. Essa artilharia foi construída com 16 atletas diferentes. Além de Pato, Tchê Tchê, Raniel e Vitor Bueno, que chegaram com a temporada em andamento, já comemoraram pelo menos uma vez, assim como Toró, que passou a receber chances quando Cuca assumiu.

Essa variedade de artilheiros após a pausa, além de descartar uma dependência e de mostrar que há jogadores capacitados para a função, fez com que o Tricolor voltasse a vencer em 2019 e em casa, bem como registrou uma goleada que há mais de dois anos não acontecia. E, neste sábado, pode servir para quebrar um tabu contra o Fluminense, no Maracanã.

O São Paulo não vence o Flu no Mário Filho desde 2006, pela 28ª rodada do Brasileirão, quando bateu os cariocas por 2 a 1, com gols de Aloísio Chulapa e Leandro. De lá para cá, foram dez jogos no local: três empates e sete derrotas. No período, os são-paulinos ainda somaram dois triunfos contra o rival, mas as partidas foram realizadas em São Januário (2011) e em Edson Passos (2016).

Confira a lista de artilheiros do São Paulo nesta temporada:

Pablo - 5 gols
Hernanes - 3 gols
Antony - 3 gols
Alexandre Pato - 3 gols
Hudson - 2 gols
Everton - 2 gols
Igor Gomes - 2 gols
Toró - 2 gols
Anderson Martins - 1 gol
Reinaldo - 1 gol
Diego Souza - 1 gol
Arboleda - 1 gol
Liziero - 1 gol
Tchê Tchê - 1 gol
Raniel - 1 gol
Vitor Bueno - 1 gol

Veja a lista com os jogos do tabu do São Paulo contra o Flu no Maracanã:

Fluminense 1 x 1 São Paulo - Brasileirão-2007
Fluminense 3 x 1 São Paulo - Libertadores-2008
Fluminense 3 x 1 São Paulo - Brasileirão-2008
Fluminense 1 x 0 São Paulo - Brasileirão-2009
Fluminense 2 x 2 São Paulo - Brasileirão-2010
Fluminense 2 x 1 São Paulo - Brasileirão-2013
​Fluminense 5 x 2 São Paulo - Brasileirão-2014
Fluminense 2 x 0 São Paulo - Brasileirão-2015
Fluminense 3 x 1 São Paulo - Brasileirão-2017
Fluminense 1 x 1 São Paulo - Brasileirão-2018