Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos se protege de saída de Marcos Leonardo, e atacante chega ao Benfica como potencial titular

Atacante foi o artilheiro do Peixe nas últimas duas temporadas com 21 gols

Marcos Leonardo deixou o Santos para defender o Benfica, de Portugal (Foto: Divulgação / Benfica)
Escrito por e

A venda de Marcos Leonardo para o Benfica (Portugal), embora esperada, deixa uma lacuna no ataque do Santos para 2024. Isso porque o jogador foi peça-chave e artilheiro do time nas duas últimas duas temporadas, com 21 gols marcados em ambas. É possível dizer, no entanto, que o Peixe se preveniu de liberar o atacante.

➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos

Dos jogadores da posição que disputaram o último Brasileirão pelo Santos, Julio Furch e Alfredo Morelos permanecem para a temporada 2024. O primeiro foi um dos poucos jogadores que terminaram a temporada com saldo positivo perante a torcida. Apesar de ter balançado as redes em poucas oportunidades (apenas três vezes), o atacante apareceu em momentos cruciais da equipe na luta contra a queda.

Pela lógica, o argentino seria o substituto imediato de Marcos Leonardo no ataque do Peixe, mesmo que tenha características diferentes do jogador recém-vendido: o "Imperador" é um centroavante clássico, de área, que joga entre os zagueiros e faz jogadas de pivô; o "Menino da Vila", por sua vez, costumava se movimentar dos dois lados do campo e ajudar na construção das jogadas.

Alfredo Morelos, por outro lado, chegou ao Peixe como nome badalado, mas acabou decepcionando: foram apenas três jogos, nenhum gol e nenhuma assistência. Além do baixo rendimento, o alto salário torna o jogador um "peso" no atual orçamento do clube, impactado com a queda de receitas pelo rebaixamento.

Julio Furch marcou apenas três gols pelo Santos em 2023 (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Recentemente, o colombiano chegou a afirmar, em entrevista recente, que está feliz no Brasil e não pretende deixar o Santos. Seu contrato com o clube vai até o final de 2025 e, por isso, deve receber mais chances esta temporada caso não surja nenhum time interessado em sua contratação.

O atacante também tem algumas das características de Marcos Leonardo, como a aproximação da bola, para servir como passe de apoio. Porém, ao contrário do brasileiro, Morelos não costuma marcar seus gols antecipando os defensores, mas se posicionando na segunda trave à espera de um passe ou bola desviada.

Alfredo Morelos não conseguiu entrar em forma a tempo de ajudar o Santos no Brasileirão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Por fim, o Santos também conta com Willian Bigode, jogador recém-contratado e segundo-atacante de origem, mas que se acostumou a atuar como centroavante em vários momentos da carreira, como nas passagens por Cruzeiro e Palmeiras. O veterano não é reconhecido como um goleador, mas sua movimentação pelos dois lados do campo talvez seja o que tem de mais parecido com o antigo centroavante do Peixe.

O veterano Willian Bogode já atuou como centroavante em vários momentos da carreira (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense)

POTENCIAL TITULAR

Se Santos terá de buscar um novo titular para a posição de centroavante, Marcos Leonardo foi contratado pelo Benfica por ser visto como um potencial titular da equipe. Em Portugal, a percepção é de que as atuais opções do elenco não corresponderam.

O titular da posição é Arthur Cabral, ex-Palmeiras. Porém, o atacante soma apenas quatro gols em 19 partidas disputadas. Ele, inclusive, se envolveu em polêmica, pois fez gesto obsceno para torcedores após sofrer com cobranças. O caso aconteceu em dezembro de 2022.

O outro centroavante do Benfica é o croata Petar Musa, que deve deixar o clube ainda em janeiro deste ano.

Marcos Leonardo ao lado do presidente do Benfica, o ex-jogador Rui Costa (Foto: Divulgação / Benfica)