Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Escolhido’, Arthur Gomes pode ser 1º para Jair lançar receita de sucesso

No Botafogo, técnico consagrou garotos promovidos da base à titulares na Libertadores. No Santos, começa a trabalhar receita que deu certo o puxar jovens e dar chance a atacante

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)
Escrito por

Apostar na base é via de regra na Vila Belmiro. Junte isso à fama do técnico que se consagrou dando oportunidades a talentos no Botafogo e espere uma parceria de sucesso. Foi pensando assim que a diretoria do Santos resolveu contratar Jair Ventura e já começa a ver os primeiros passos de uma receita.

Nesta quinta-feira, quando o Santos enfrenta a Ponte Preta, às 19h30, no Moisés Lucarelli, pela terceira rodada do Paulistão, o atacante Arthur Gomes, de 19 anos, faz seu segundo jogo como titular no ano e terceiro na temporada. Apesar da jovem revelação ter ganhado espaço após Bruno Henrique sofrer um trauma nos olhos, já agradou ao treinador dentro e fora de campo.

O que chamou a atenção de Jair Ventura foi o comportamento de Arthur no treino que antecedeu o jogo contra o Bragantino. Até então, o garoto não havia sido comunicado de que seria titular.

- Sempre vou chamando os jogadores (titulares), quando fecho treinos, chamo um a um. Quando olhei, ele (Arthur) estava do meu lado. Perguntei o que ele estava fazendo, e ele disse que tentaria (se mostrar no time titular). Gostei da personalidade - contou Jair, aos risos.

Além de bancar o garoto no time titular, o técnico, que tem menos de um mês no cargo, já promoveu outros atletas, como foram os casos dos volantes Calabres e Sebastian, do sub-20, e o meia Diego Pituca, do time B. Na lateral esquerda, o comandante estuda trocar Romário por Caju, revelado em 2014.

Enquanto esteve à frente do Botafogo, por um ano e meio, Jair Ventura bancou três jovens jogadores que se sustentaram no time titular. Os principais foram os zagueiros Marcelo e Igor Rabello (voltou de empréstimo e virou titular) e o volante Matheus Fernandes, titular na Libertadores aos 18 anos.

Na contramão da maioria dos técnicos, Jair Ventura não insistiu em reforços e prometeu olhar para dentro do elenco para buscar alternativas, ressaltando que os treinadores são remunerados para isso. Coincidentemente, o maior reforço do Santos para a temporada deverá ser Gabigol, revelado pelo próprio clube.

Por enquanto, Arthur Gomes aparece como artilheiro do Peixe no Paulistão, com dois gols em duas rodadas. Na derrota para o Bragantino, o camisa 23 chegou a balançar as redes, mas teve seu gol mal anulado pela arbitragem, que marcou impedimento.

Até então, o time titular do Alvinegro tinha apenas Lucas Veríssimo como único prata da casa e o banco de reservas recheado de Meninos da Vila. Aparentemente, a tendência é mudar com Jair Ventura.