Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Dono da bola’, Santos foca nos passes e já colhe frutos da pré-temporada

Para se moldar ao contra-ataque forte, troca de passes ganha atenção especial no Peixe, e resultados já aparecem no Paulista. Time é o que mais tem a posse de bola no Estadual

Dorival montou a pré-temporada em torno da posse de bola (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC)
Escrito por

50 minutos do segundo tempo. O time empata com o Ituano em casa e o clima nas arquibancadas é hostil. Eis que o Santos tem a bola em seu campo de defesa. Nessa hora, era aceitável um chutão para frente, na esperança de que Ricardo Oliveira resolvesse.

Mas o Santos fez o que está instruído a fazer. Tocar a bola. O time tocou, tocou pacientemente até a bola chegar na área e sofrer o pênalti no último minuto da partida para sair vitorioso de sua casa.

O toque de bola envolvente do Peixe tem explicação e são ordens de cima. Diariamente o técnico Dorival Júnior trabalha a posse de bola no CT Rei Pelé. Costume? Estilo de jogo! Jogo este que já está provado.

Nos números, o Santos já é disparado o time que mais troca passes e que mais tem a posse de bola neste início de Campeonato Paulista.
Na média das três partidas disputadas até aqui, o Alvinegro ficou com a bola no pé por 19 minutos.

E tudo isso tem um objetivo.

- A gente tem um time muito forte no contra-ataque, de transição rápida. E era isso (troca de passes) que a gente queria melhorar. Estamos tendo uma boa resposta nesse início de ano. São três jogos, ainda é muito pouco, mas a gente já está vendo um pouco do resultado - explica Leonardo Porto, analista de desempenho do Santos, que monitora os números do time em jogos e treinamentos, ao LANCE!

O aumento na troca de passes foi um pedido de Dorival Júnior. E se engana quem acha que o Peixe é uma imitação da equipe que mais toca a bola no mundo, o Bayern de Munique (ALE), comandado por Pep Guardiola, conhecido mundialmente por implantar o "tiki-taka" no Barcelona.

Embora Dorival tenha visto de perto o trabalho do espanhol, ele acredita que é assim que os Meninos da Vila podem chegar mais perto do gol, seja dentro ou fora de casa.

- A gente não se preocupa com número de passes. Queremos posse e bom aproveitamento para isso criar chances de gol - explica o analista.

Confira um bate-bola com o analista de desempenho do Santos:

O departamento de análise de desempenho tem esse controle de números de passe?
Sim, um de nossos objetivos neste ano foi justamente esse: ter qualidade de passe e aproveitamento melhor de passe. Desde que acabou a temporada e fomos montar exercícios, procuramos dar ênfase na troca de passes da equipe. Trabalhamos isso ao longo de toda a pré-temporada

Qual o objetivo dessa troca de passes com altos números?
A gente na verdade não se preocupa com número de passes, se teve posse de bola. Queremos posse, queremos bom aproveitamento de passe, mas para isso criar chances de gol. Então a posse de bola, troca de passe é uma ferramenta para conseguir finalização ou situação de gol.

Como o departamento faz essas análises e levantamentos?
Durante o jogo a gente trabalha lá em cima com os scouts. Depois a gente ainda tem o relatório que recebemos de uma empresa que faz dados.

Confira, em minutos, a posse de bola das equipes no Paulistão:

SANTOS - 19:46
OSASCO AUDAX - 16:13
FERROVIÁRIA - 15:21
NOVORIZONTINO - 14:48
PALMEIRAS - 14:15
SÃO PAULO - 14:09
CAPIVARIANO - 13:26
CORINTHIANS - 13:22
OESTE - 12:47
LINENSE - 12:46