Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras vai emprestar zagueiro do sub-20 e planeja uso da base em 2018

Augusto, titular da equipe campeã paulista da categoria, vai ganhar experiência em outra equipe. Regulamento do Paulistão ajuda o Verdão a colocar mais garotos para jogar

Fabio Menotti
Escrito por

O Palmeiras jogará a Copa São Paulo com a base do time sub-20 campeão paulista. Apenas três jogadores que estouraram a categoria estão fora: o goleiro Daniel Fuzato e os zagueiros Pedrão e Augusto, todos já com 20 anos. Os dois primeiros estarão com o elenco profissional, que planeja usar mais garotos ao menos no Paulista, enquanto o último será emprestado.

- Augusto, até para pegar rodagem, deve ser emprestado como aconteceu com o próprio Artur. A gente analisa alguns jogadores que com 18, 19 anos não precisam mais destes campeonatos de base, ele precisa cortar o cordão umbilical com a base e estar na rotina do profissional. Isto aconteceu com o Artur, que foi muito bem no Londrina, e com o Vitinho, que está no Barcelona B - analisou João Paulo Sampaio, coordenador geral da base, ao LANCE!.

Augusto já chegou a treinar com os profissionais no Verdão, mas Pedrão acabou ganhando espaço, tanto que terá seus direitos adquiridos pelo clube e vai assinar um contrato de longa duração. O zagueiro já faz parte do elenco planejado pela diretoria de futebol para 2018, assim como Daniel Fuzato. O goleiro, um dos líderes do time sub-20, vai seguir o processo de amadurecimento treinando com Fernando Prass, Jailson e Weverton.

Estes não serão os únicos a trabalhar com Roger Machado. O técnico assistiu em Porto Alegre a jogos da Copa RS, em que o time sub-20, mesclando titulares e reservas, acabou com o vice-campeonato. Com um comandante que trabalha sempre próximo à base, o clube tem outra vantagem para usar os garotos: o regulamento do Campeonato Paulista.

Em 2018, a federação autoriza os clubes a inscreverem 26 atletas profissionais (sendo três goleiros) para o Estadual e o uso da base é ilimitado. Esta é uma novidade em comparação aos últimos anos, quando eram 28 inscritos ao todo, sem divisões. Para entrar na categoria é preciso ter idade entre 16 anos e nascidos até 1997, contrato de pelo menos um ano com a equipe, mesmo que emprestado no período, além de ter disputado por este clube um campeonato de base organizado pela Federação Paulista.

Fuzato, Pedrão e até Artur, de 19 anos, entram nesta categoria de base livre e não ocuparão uma vaga entre os 26. Tendo de jogar o Paulistão e a Libertadores no começo do ano, o Palmeiras sabe que esta regra aumenta a chance para que os garotos não apenas treinem na Academia de Futebol, mas que em algum momento possam jogar.

- Do time que está no sub-20 temos atletas que este ano já jogaram, como o Fernando (atacante), o volante Gabriel (Furtado) que foi titular contra a Ponte Preta. O Neris é muito bem avaliado, o próprio Maílton, que jogou uma partida festiva contra a Chapecoense, Léo Passos já viajou (com o time profissional). Temos atletas que vão estar aqui com o profissional, integrando. Temos de parabenizar a Federação Paulista por deixar a base livre. Artur, por exemplo, entra em base livre. Gabriel Jesus entraria em base livre, se estivesse aqui - explicou João Paulo.

- Com certeza os jogadores vão ter oportunidade, porque o Palmeiras vai estar em duas competições ao mesmo tempo e tem estes jogadores chamando a atenção. E Taça São Paulo dá muita mídia. Quem se destacar (pode ter chance). Caso do Aldo, nosso meia que foi bem no Paulista, mas foi o melhor jogador da Copa RS, está em crescente. Sabemos da concorrência no profissional, mas com a base livre e as duas competições ao mesmo tempo eles podem aparecer - encerrou.