Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

STJD indefere pedido do Palmeiras e espera decisão do TJD-SP sobre final

Clube entrou com um mandado de garantia no STJD, para fazer o TJD-SP abrir julgamento sobre interferência externa na final do paulista. Verdão ainda pode entrar com recurso

Palmeiras teve pedido no STJD indeferido; caso continua (Foto: Reprodução)
Escrito por

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indeferiu nesta quinta-feira o mandado de garantia do Palmeiras pelo pedido de impugnação da final do Paulista. O clube entrou com a ação para que o STJD fizesse o TJD-SP julgar seu recurso sobre uma possível interferência externa no Dérbi, mas o presidente Ronaldo Botelho Piacente argumentou ser preciso aguardar o tribunal paulista, que ainda não respondeu se irá abrir julgamento.

O Verdão foi ao STJD no dia 9 de maio, após o TJD-SP engavetar o pedido de impugnação do jogo sem julgar o mérito, alegando que o clube entrou com o processo fora do prazo - versão contestada pelo departamento jurídico palmeirense e outros juristas da área. Ao mesmo tempo, entrou com um recurso no TJD-SP, para tentar revogar a decisão.

De acordo com Piacente, essa decisão do tribunal paulista de não aceitar o pedido de impugnação não se mostra "ilegal ou abusiva". E como o recurso ainda corre na Justiça de São Paulo, é preciso que se esgotem as etapas nesta instância. Depois disso, o Palmeiras pode entrar com recurso no Pleno do STJD.

Entenda o caso

O Palmeiras realizou um vasto relatório para provar que houve inteferência externa na decisão de anular o pênalti de Ralf em Dudu, na final do Paulista, dia 8 de abril, no Allianz Parque. Foi entregue ao TJD um material com imagens, análises da Kroll, uma empresa de investigação privada, e laudos do Instituto Brasileiro de Perícia.

Além disso, o departamento jurídico alviverde baseou-se em uma decisão precedente da Fifa para anular uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e a análise dos conflitantes depoimentos dos árbitros daquele Dérbi, que podem, inclusive, gerar uma investigação policial. O clube pede, também, que enquanto o julgamento não acabar, a final do Paulista fique sem resultado - e consequentemente sem um campeão.