Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quase imbatível como jogador no Palestra Itália, Cuca volta ao estádio

Durante sua passagem em 1992, foram dez jogos e nove vitórias. Nesta tarde, técnico comanda um treino no Allianz Parque para se ambientar com a reformada arena

Cuca durante sua passagem como atleta do Palmeiras, em 1992 (Foto: Reprodução)
Escrito por

Durante os três meses em que jogou no Palmeiras, Cuca conseguiu uma respeitável marca: 90% de aproveitamento atuando no Palestra Itália. Com o então meia, o Verdão venceu nove vezes e perdeu uma em dez jogos na sua casa durante o fim de 1992. Agora, o técnico volta para o reformado estádio, tentando a improvável vaga nas oitavas da Libertadores.

Palmeirense de infância, Cuca acostumou-se a balançar a rede do velho Palestra, fazer o sinal da faixa no peito em alusão ao título que não vinha desde 1976, e comemorar com a torcida. Seu único tropeço em casa foi contra o Inter, justamente na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Os gaúchos eliminariam o Verdão e seriam os campeões daquela edição.

Quinta, Cuca terá de fazer algo que ele se acostumou no Parque Antártica: vencer. Mas, além de um bom resultado contra o River Plate (URU), o Verdão precisa torcer para o tropeço do Rosario Central (ARG) contra o Nacional, no Uruguai.

Para já começar a entrar no clima da decisão, o treinador decidiu levar seus comandados à arena na noite desta quarta. Às 18h30, haverá uma atividade no Allianz Parque, fechada para a imprensa, que servirá para que Cuca também se familiarize com o reformado Palestra que ele visitou apenas uma vez, quando treinou o Shandong Luneng (CHN) em um amistoso disputado no início do ano passado.

Se nos jogos que fez no Pacaembu neste retorno o técnico já ficou balançado com o canto de “Meu Palmeiras” entoado pelos torcedores, na noite de quinta ele deve ficar ainda mais emocionado. A expectativa é de bom público no Allianz, onde o time não joga há um mês.

Dos sete gols feitos por Cuca no Palmeiras em 1992, seis deles saíram no Palestra Itália

Desde que o estádio foi reinaugurado, no fim de 2014, o Palmeiras fez 44 jogos no local. Destes, apenas em oito o time conseguiu o resultado que garante a classificação na Libertadores imaginando o triunfo do Nacional sobre o Rosario por 1 a 0; ou seja, goleadas ou uma vitória por 3 a 1.

Entre as nove vitórias conquistadas como jogador, a principal imagem de Cuca no Palestra Itália é da expulsão nos acréscimos, logo após marcar o gol que derrotou o Bragantino por 1 a 0, por comemorar com a torcida tirando a camisa. Na quinta-feira, o treinador espera conseguir superar esta imagem, celebrando por garantir ao Palmeiras a histórica classificação na Libertadores.

Cuca está invicto há quatro jogos (Foto: Daniel Vorley/AGIF/L!Press)

JOGOS DE CUCA NO PALESTRA ITÁLIA

22/9/1992
- Copa do Brasil - Palmeiras 5 x 1 Remo - Fez um gol
27/9/1992 - Paulista - Palmeiras 1 x 0 Portuguesa - Fez um gol
30/9/1992 - Paulista - Palmeiras 2 x 0 Ituano - Fez um gol
7/10/1992 - Paulista - Palmeiras 3 x 1 Botafogo-SP - Fez um gol
21/10/1992 - Paulista - Palmeiras 3 x 2 Santo André
29/10/1992 - Paulista - Palmeiras 1 x 0 Bragantino - Fez um gol
12/11/1992 - Paulista - Palmeiras 1 x 0 Guarani
20/11/1992 - Copa do Brasil - Palmeiras 3 x 1 Atlético-PR - Fez um gol
22/11/1992 - Paulista - Palmeiras 2 x 0 Mogi Mirim
27/11/1992 - Copa do Brasil - Palmeiras 0 x 2 Internacional