Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras leva pena pesada do STJD por confusão com a torcida do Sport

Clube a princípio terá de ficar sete jogos sem torcida visitante e outros sete em casa sem que as organizadas usem seus adereços. Clube vai recorrer e vê ação como insustentável

Jogo na Arena Pernambuco rendeu uma pena pesada ao Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras foi punido nesta sexta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com sete jogos como visitante sem torcida, e outros sete no Allianz Parque em que torcidas organizadas não poderão usar seus adereços. A pesada decisão veio pelo confronto entre torcedores do Verdão e do Sport na saída da Arena Pernambuco, após o jogo do dia 23 de julho. 

A decisão é considerada insustentável pelo departamento jurídico palmeirense, que pedirá efeito suspensivo e recorrerá ao pleno do STJD. Há a confiança de que poderá ser revertido o resultado, tomando como base o fato de o confronto ter acontecido fora do estádio, além do controle dos clubes. Há outros casos como este em que o STJD decidiu que as equipes não poderiam ser responsabilizadas. 

- O nosso entendimento é de que houve um equívoco no julgamento do STJD. O clube não tem qualquer responsabilidade sobre o que acontece fora do estádio e, por isso, não cabe essa punição. O departamento jurídico do Palmeiras já está tomando as providências necessárias para cuidar desse caso. Tenho certeza de que o STJD vai rever essa incorreta decisão que pune o Palmeiras e seu torcedor - disse o presidente do Verdão, Mauricio Galiotte.

O confronto entre membros da Mancha e da Torcida Jovem, do Sport, gerou mais de 50 presos em Recife (PE), a maioria deles palmeirenses. Eles foram depois liberados pela polícia da região.

Como comparação, ano passado o Verdão também foi punido por uma briga de seus torcedores, com flamenguistas, em Brasília (DF). O problema aconteceu dentro do estádio, foi registrado por câmeras, chegou a afetar jogadores pelo uso de gás de pimenta e a pena foi: cinco jogos sem torcida visitante, cinco jogos com o Gol Norte fechado e dez partidas sem adereços de organizada.

A partida em que houve o problema desta vez era da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro e acabou com a vitória do Palmeiras por 2 a 0.