Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras ganha dois pontos a cada três disputados e tem equilíbrio raro

Verdão tem 66,67% de aproveitamento tanto como mandante, quanto como visitante em jogos oficiais na temporada. Equilíbrio de resultados dentro e fora de casa é trunfo do time

AFP
Escrito por

A derrota por 1 a 0 para o Cerro Porteño na última quinta-feira, tirou a invencibilidade do Palmeiras e a sequência de nove jogos sem sofrer gols da equipe, no entanto o Verdão saiu de campo com a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, e ainda com um alto aproveitamento na temporada: 66,67% dos pontos disputados. Em outras palavras, conquista dois a cada três pontos em 2018, além de ter o mesmo índice dentro e fora de casa, equilíbrio raro durante o ano de disputas no futebol brasileiro. (Veja na galeria acima)

Até aqui, o Alviverde disputou 51 partidas oficiais nesta temporada, com 30 vitórias, 12 empates e nove derrotas, o que leva a um aproveitamento de 66,67% dos pontos disputados entre Paulistão, Copa Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Trata-se do líder desse hipotético ranking entre os clubes de Série A. Como dito acima, o time treinado primeiramente por Roger Machado e agora por Felipão, tem média de dois pontos por jogo em 2018, percentual que daria o título em todas as edições do Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Outro trunfo palmeirense neste ano é o seu desempenho fora de casa. São 26 jogos, 15 vitórias, sete empates e quatro derrotas, aproveitamento de, novamente, 66,67% dos pontos que disputou e, outra vez, o melhor entre os clubes de Série A. Vale lembrar que foi o placar de 2 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Paraguai, que acabou definindo a classificação do time para as quartas de final da Copa Libertadores, algo que será importante nos confrontos eliminatórios que virão também na Copa do Brasil, em que decide a vaga no Mineirão, contra o Cruzeiro.

Esse alto índice nos duelos como visitante compensa o aproveitamento apenas razoável dentro de casa: 25 jogos, 15 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, novamente conquistando 66,67% dos pontos disputados, pouco para a equipe que pretende ser imbatível em seus domínios. O número dá apenas a 10ª posição entre os clubes de Série A na temporada. Sem contar o título perdido como mandante, no Paulistão, diante do maior rival, após derrota no tempo normal e nas cobranças de pênalti.

Não há dúvidas de que esse raro equilíbrio nos resultados dentro e fora de casa é o responsável pela manutenção do Verdão na disputa pelo título das três competições em vigência na temporada, algo que nenhum de seus concorrentes ostenta no momento. A missão de Felipão daqui para frente será, primeiramente, a manutenção desses números, e melhorar o aproveitamento como mandante. Caso isso seja alcançado, o Palmeiras se tornará ainda mais favorito a levantar pelo menos uma taça até dezembro.