Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras faz homenagem a Romeu Pellicciari, herói de 8 a 0 em Dérbi

Ex-atacante, fundamental na maior goleada da histórica do clássico diante do Corinthians e no último tricampeonato paulista do clube, completaria 109 anos de idade nesta quinta

Ídolo ainda no Palestra, Romeu Pellicciari completaria 109 anos de idade nesta quinta-feira (Reprodução/Twitter)
Escrito por

Em meio à paralisação da pandemia do coronavírus, o Palmeiras fez homenagem a um ídolo da época do Palestra Itália. Em sua conta oficial no Twitter, o clube lembrou do aniversário de Romeu Pellicciari, atacante fundamental na maior goleada da história do clássico contra o Corinthians, e que completaria 109 anos de idade nesta quinta-feira.

Romeu Pellicciari fez quatro gols no histórico 8 a 0 do Dérbi disputado em 5 de novembro de 1933, ainda com o clube chamado Palestra Itália. Seu nome está tão ligado ao clássico que foi exatamente diante do Corinthians que o jogador balançou as redes pela primeira vez na equipe, e em outra goleada: em triunfo por 4 a 0 em 24 de agosto de 1930.

No mesmo período do inesquecível 8 a 0 diante do maior rival, o atacante foi o grande nome do último tricampeonato paulista do clube, que ainda chamava Palestra Itália, em 1932, 1933 e 1934. Em 1933, ainda conquistou o Torneio Rio-São Paulo pelo clube.

Romeu Pellicciari saiu do Palmeiras em 1935, jogou no Fluminense, disputou a Copa do Mundo de 1938 e voltou em 1942 para participar de outro momento histórico. O atacante fez parte do elenco na Arrancada Heróica, quando o clube, pressionado pela ligação com a Itália em meio à Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a deixar de ser Palestra para virar Palmeiras e foi campeão paulista em 1942 já no primeiro jogo rebatizado: 3 a 1 sobre o São Paulo.

Considerado criativo e habilidoso, Romeu Pellicciari, somando as passagens de 1929 a 1935 e em 1942, acumula 161 partidas, 109 vitórias e 108 gols pelo Palmeiras, sendo o 13º maior artilheiro da história do clube, igualado a Leivinha, ídolo que defendeu o time nos anos 1970. Romeu Pellicciari faleceu em 15 de julho de 1971, com 60 anos de idade.

Confira a publicação do Palmeiras no Twitter sobre Romeu Pellicciari: