Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com a saída de Gustavo Scarpa do Palmeiras, Raphael Veiga deve assumir vaga de ‘camisa 10’

Verdão deve ter quarteto de ataque com Dudu, Veiga, Endrick e Rony

Veiga deve ser o "meio-campista clássico" do Alviverde (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Gustavo Scarpa não renovou seu contrato com o Palmeiras e acertou com o Nottingham Forest, da Inglaterra. O meia foi o jogador mais importante do hendecacampeonato brasileiro do Verdão, conquistado nesta temporada, e foi um autêntico "camisa 10". Ele acumulou 15 assistências na temporada e, em toda passagem pelo clube, foram 51 passes para gols. Agora, quem pode assumir o lugar do ex-camisa 14 do Alviverde é Raphael Veiga.

> Brasil contra asiáticos: relembre os últimos 15 jogos em competições oficiais

Veiga atuou diversas vezes junto com Scarpa. Nestas ocasiões, ele tinha uma função mais avançada no ataque. Não à toa o camisa 23 foi um dos artilheiros da equipe em 2022, com 19 gols marcados.


Porém, além das boas qualidades finalizadoras, Raphael Veiga também atuou como um meio-campista "clássico" e tem bons atributos de passe: mesmo tendo sofrido com lesões na temporada, ele distribuiu 62 assistências para finalizações — ficando atrás apenas de Scarpa e Dudu no elenco — e deu sete passes para gols.

Veiga é uma "saída" natural para a vaga de Scarpa. Isso se prova porque, na reta final de 2022, o técnico Abel Ferreira passou a usar três atacantes de ofício: Dudu, Endrick e Rony, além de Gustavo Scarpa para a armação.  

O lugar que o agora jogador do Nottingham Forest passou a ocupar era justamente o de Raphael Veiga, que perdeu a vaga por sofrer com contusões. Quando os dois atuavam juntos, Scarpa costumava jogar mais aberto pelas pontas.

Veiga deve voltar a ser o "camisa 10" e jogar ao lado de Rony, Endrick e Dudu (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Também há outras alternativas

Em agosto, o Palmeiras fechou a contratação do meia Bruno Tabata. Canhoto que também atua pela ponta e com uma finalização potente, ele foi visto como uma alternativa para a saída de Gustavo Scarpa.

O ex-jogador do Sporting, de Portugal, ainda não teve tanta sequência: foram 15 jogos disputados e apenas uma assistência dada. No entanto, por ser um jogador jovem — de 25 anos — o planejamento do Verdão é que ele possa render mais frutos no futuro. Ou seja, deve ter mais protagonismo na próxima temporada em diante.

Tabata é uma opção para a vaga de Scarpa (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Outra opção para a posição é Jhon Jhon, jovem de 20 anos formado na Academia de Futebol. Em 2022, ele se destacou nos torneios de base, especialmente na Copinha — competição em que marcou dois gols e distribuiu cinco assistências, além de ser uma referência técnica e tática de uma equipe estrelada.

+ Em ano histórico, Palmeiras 'varre' torneios nacionais de base

Em toda a temporada, o garoto soma 14 gols pelo Sub-20. A promessa da base alviverde será integrada de vez ao time profissional do Palmeiras.

Jhon Jhon se destacou na base (Foto: Reprodução/TV Palmeiras)