Messi - Barcelona x Real Madrid

Messi tem muitas histórias no clássico contra o Real Madrid: boas e ruins (Foto: AFP)

LANCE!
01/03/2019
13:13
MAIS QUE UM JOGO (MQJ)

Messi completou, na última quarta-feira, 40 clássicos contra o Real Madrid e novamente entrará em campo contra o rival, neste sábado, pelo Campeonato Espanhol. O craque do Barcelona tem números positivos na rotina de enfrentar o principal adversário.

Qual foi o primeiro clássico de Messi? Quando ele estufou a rede do rival pela 1ª vez? Já fez hat-trick sobre o Real Madrid? E maior goleada? Veja esses e outros dados do craque do Barcelona contra o clube merengue.

Dez curiosidades de Messi nos 40 clássicos contra o Real Madrid:

Primeiro clássico

Sergio Ramos e Messi - Barcelona x Real Madrid
Messi gosta de jogar o clássico (Foto: AFP)

O argentino enfrentou o Real Madrid pela primeira vez na temporada 2005/2006, no dia 19 de novembro de 2005. Na estreia de Messi no “El Clásico”, os aplausos foram para Ronaldinho Gaúcho. O brasileiro foi reverenciado pela torcida merengue após marcar duas vezes na vitória do Barcelona por 3 a 0 em pleno Santiago Bernabéu – Eto’o fez o outro gol -, pelo Campeonato Espanhol.

O(s) primeiro(s) gol(s)

Messi tinha 18 anos quando deu seu primeiro show contra o Real Madrid. Foi no empate por 3 a 3 pelo Campeonato Espanhol da temporada 2006/2007. O time catalão era dirigido pelo holandês Frank Rijkaard
Messi em seu primeiro gol no clássico (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Messi passou em branco nos dois primeiros clássicos, mas tratou de estufar a rede em dose tripla. Na primeira vez em que enfrentou o Real Madrid no Camp Nou, ele marcou um hat-trick no empate por 3 a 3, no dia 10 de março de 2007, pelo Espanhol. Curiosamente, foi o primeiro hat-trick do argentino com a camisa do Barcelona.

As maiores goleadas

Suárez e Messi - Barcelona x Real Madrid
Messi e Suárez comemoram (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Em 40 clássicos, Messi participou de três goleadas especiais do Barcelona. A primeira foi o 6 a 2 aplicado no Santiago Bernabéu, no dia 2 de maio de 2009 – ele marcou duas vezes na ocasião -, pelo Espanhol. No ano seguinte, o argentino passou em branco nos 5 a 0 sobre o Real no Camp Nou, em 29 de novembro, pelo Espanhol. Em 2015, no dia 21 de novembro, o craque do Barça começou o clássico no banco e entrou no segundo tempo, na goleada por 4 a 0 no Bernabéu – não fez gol -, pelo torneio nacional.

A pior derrota

Messi duranto o minuto de silêncio - Barcelona x Real Madrid
Messi viveu maus momentos também (Foto: LLUIS GENE / AFP)

O argentino saiu goleado do clássico apenas uma vez. No dia 7 de maio de 2008, o Real Madrid fez 4 a 1 no Barcelona no Santiago Bernabéu – Raúl, Robben, Higuaín e Nistelrooy marcaram para os merengues, enquanto Henry descontou para o time catalão. O jogo foi válido pelo Espanhol.

Outro hat-trick

Na vitória de 3 a 2 sobre o Real Madrid, Messi chegou ao 500º gol em sua carreira
Messi comemora seu gol (Foto: OSCAR DEL POZO / AFP)

Messi marcou outro hat-trick no Real Madrid no dia 23 de março de 2014. Desta vez, no Santiago Bernabéu. O Barcelona venceu por 4 a 3 – Iniesta fez o outro gol catalão -, pelo Campeonato Espanhol.

Número de gols

Memes brincam com comemoração de Messi após gol da vitória contra o Real Madrid
Messi tem muitos gols no clássico (Foto: Reprodução)

Ao todo, Messi já marcou 26 gols no Real Madrid, o que dá uma média de 0,65 gol por jogo. O craque argentino, além dos dois hat-tricks, tem cinco dobletes (dois gols no mesmo jogo) contra o rival.

Melhor sequência

Messi e Modric - Barcelona x Real Madrid
Parar Messi não é nada fácil (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

O argentino conseguiu fazer gol em três clássicos seguidos – sua melhor sequência contra o Real Madrid. Messi marcou nos dois jogos da Supercopa da Espanha, em 2012, e depois fez mais dois no duelo pelo Campeonato Espanhol, somando quatro gols em três duelos.

Maior sequência em branco

Messi - Barcelona x Real Madrid
Nem tudo são flores na história (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Messi amargou duas sequências de clássicos sem balançar a rede do rival. Na primeira, ele ficou quatro clássicos seguidos sem fazer gol, entre 2011 e 2012. Depois, o maior jejum: seis duelos consecutivos sem estufar a rede do Real Madrid, de 2014 a 2016.

Raio-X

Messi - Barcelona x Real Madrid
Messi em ação no clássico (Foto: PAU BARRENA / AFP)

Dos 40 clássicos disputados até aqui, 24 foram pelo Campeonato Espanhol, oito pela Copa do Rei, seis pela Supercopa da Espanha e dois pela Champions League. Os 26 gols são divididos desta maneira: 18 pelo Espanhol, seis pela Supercopa e dois pela Champions. Ele nunca balançou a rede do rival em duelos pela Copa do Rei.

Aproveitamento

Messi - Barcelona x Real Madrid
Messi costuma se dar bem no clássico (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Messi tem um retrospecto favorável contra o Real Madrid. Ele soma 18 vitórias, dez empates e 12 derrotas, o que dá um aproveitamento de 53,3% dos pontos disputados.