Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Yelena Isinbayeva é a chefe da nova agência de controle antidoping russa

Aposentada, a bicampeã olímpica de salto com vara foi eleita  na primeira reunião do Conselho

Yelena Isinbayeva se aposentou após escândalo de doping em seu país (Foto: AFP PHOTO)
Escrito por

Duas vezes compeã olímpica no salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva foi eleita, nesta quarta-feira, como chefe do novo Conselho Supevisório da Agência Anti-Doping da Rússia (RUSADA), que controlará as ações empreendidas pela organização.

Aos 34 anos, Isinbayeva já é aposentada. A decisão de encerrar a carreira veio com a proibição da equipe de atletismo russa de participar da Rio-2016 devido ao escândalo de doping que envolveu o país no final de 2015. Ao todo, 67 atletas, do atletismo e levantamento de peso, não puderam participar.

A ex-atleta foi selecionada após a primeira sessão do Conselho da RUSADA, realizada em Moscou.

 - Estou grata pela fé que meus colegas demonstraram. Todos nós entendemos que a luta contra o doping é uma das questões mais importantes no esporte mundial. A eficácia desta luta dependerá da recuperação do status da RUSADA. 

Em novembro de 2015, uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (WADA) alegou que a Rússia havia quebrado as regras antidoping. Posteriormente, a WADA revogou o estatuto do Laboratório Anti-Doping de Moscovo e declarou que a RUSADA não cumpria os padrões da entidade.