Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vôlei de Praia: Temporada 2017 do Sul-Americano começa neste final de semana no Chile

Brasil será representado por Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Tainá/Victoria (SE/MS), Arthur Lanci/George (PR/PB) e Vitor Felipe/Jô

Vitor Felipe e Jô (dir) disputam a primeira etapa do Sul-Americano, no Chile (Paulo Frank/CBV)
Escrito por

As duplas brasileiras já estão prontas para a abertura da temporada 2017 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, que começa neste final de semana, no Chile. A cidade de Coquimbo será o palco da primeira parada com jogos de sexta-feira a domingo. Quatro duplas, duas pelo ranking e duas Sub-23, convocadas por critérios técnicos, representarão o país em busca das medalhas.

Pelo critério do ranking nacional, as duplas convocadas foram Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Vitor Felipe/Jô (PB). As parcerias Sub-23 que disputarão a etapa chilena serão Tainá/Victoria (SE/MS) e Arthur Lanci/George (PR/PB). Medalhista pan-americano de prata em Toronto-2015, o paraibano Vitor Felipe comentou a alegria em representar o país.

- A expectativa para esta primeira etapa está muito boa, estamos buscando aprimorar nosso time de todas as maneiras, trabalhando muito forte neste início de ano. Espero representar bem o Brasil nesta primeira etapa, começar com uma boa pontuação. Estamos com um nível de jogo que nos proporciona almejar grandes resultados, é o que vamos buscar.

A lista de convocados aponta para muita experiência, apesar da pouca idade. Arthur Lanci/George são campeões mundiais Sub-19 e Sub-21. Ana Patrícia é campeã mundial Sub-21 e campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude. Tainá e Victoria são campeãs mundiais Sub-19, e Rebecca coleciona títulos de etapas do Circuito Brasileiro e medalhas no Circuito Mundial.

Cada parceria brasileira pode disputar até duas etapas do Circuito Sul-Americano, proporcionando experiência internacional aos jovens atletas e pontos para o ranking do Circuito Mundial.

O torneio receberá 32 duplas de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai em ambos os gêneros, além de Venezuela apenas no torneio masculino. O anfitrião Chile será representado por quatro times femininos e quatro masculinos. Os jogos começam na sexta-feira, com fase de grupos, que segue até a manhã de sábado. No mesmo dia também são disputadas as quartas de final. As semifinais e disputas de medalha ficam reservadas para o domingo.

O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada etapa. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.