Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Valendo vaga no Pan-Americano, Copa do Brasil de Vela começa dia 20

Realizada em Florianópolis, o campeonato vale a classificação dos brasileiros para os Jogos de Lima em seis classes, entre elas a Nacra 17 e a Fórmula Kitesurfe

Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino competem pela Nacra 17 (Foto: Jesus Renedo/ Sailing Energy)
Escrito por

No próximo dia 20 de novembro será dada a largada da principal competição de embarcações olímpicas no calendário nacional, a Copa do Brasil de Vela 2018, que terá sua primeira regata disputada no Iate Clube de Santa Catarina - Sede Oceânica Jurerê, a partir de 12h. A edição deste ano promete ser ainda mais disputada, pois vale a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes, além de servir como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019.

Serão realizados quatro dias de provas nas seguintes modalidades: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto) e Formula Kitesurf (Open). Dentro destas, as categorias da Copa do Brasil que determinarão os velejadores que vão representar o país no Peru são Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard.

Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também vale como Campeonato Sul-Americano e pode encaminhar estreia da segunda classe em Jogos Pan-Americanos. Isso porque a primeira categoria já tem pelo menos um representante assegurado, graças ao rider Bruno Lobo, que foi o sétimo colocado no Campeonato Norte-Americano de Fórmula Kite no último final de semana e garantiu a classificação do Brasil para o Pan de Lima.

- Meu foco agora está totalmente voltado para essa competição. Espero dar meu melhor e andar forte com os atletas estrangeiros. Vamos ter vários velejadores na raia, todos buscando essa vaga. Vai ser uma briga boa - disse o atleta.

Assim como nos anos anteriores, paralelamente à Copa do Brasil de Vela, acontece a Copa do Brasil de Vela Jovem, que reúne as classes RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). A competição tem o objetivo de aperfeiçoar o trabalho dos velejadores que estão em fase de iniciação e proporcionar a oportunidade de interação com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.