Neste sábado, Rony Gomes conquistou a terceira e última etapa do Vert Battle 2022, no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Contudo, o campeão mundial de 2013, viu um dos grandes nomes da nova geração, o pequeno prodígio Gui Khury, levar o título geral da temporada.
O campeão em Madureira é o idealizador do Circuito Vert Battle desde 2016. Neste ano, o torneio passou por São Bernardo do Campo e Atibaia antes de chegar a última etapa, no Rio de Janeiro. Emocionado, o skatista falou sobre a conquista.
- Estou muito feliz porque posso dizer que dei uma volta dos sonhos. Mais feliz ainda por ver que o Vert Battle só tem crescido, está num nível muito alto, o que só mostra sua força. E está caminhando para se tornar uma modalidade olímpica. Quem sabe a gente já não possa ver o Vertical em Los Angeles? - declarou Rony Gomes.
A felicidade também estava estampada no rosto de Gui Khury, de apenas 13 anos. O jovem foi o único a subir no pódio das três etapas (segundo em São Bernardo, primeiro em Atibaia e terceiro em Madureira). Como resultado, o skatista garantiu o título do Vert Battle 2022.
- Foi ele que praticamente começou com o Vertical . Pode ter certeza de que todos que estão aqui andam de skate vertical por causa dele. Eu me inspiro muito no Bob. E estou muito feliz de ter acertado minha linha, com flip 540°, 620° e 900°. Eu me senti bem à vontade. Parecia mais uma sessão de terapia do que um campeonato. Legal demais ver todos nessa mesma vibe, acertando suas manobras e mostrando o que sabem - vibrou Gui Khury.
Na categoria Open Feminino, o domínio foi novamente de Raicca Ventura, numa temporada de afirmação. Depois do título brasileiro na modalidade Park do STU National, a skatista de Santo André acaba de fazer a trinca, conquistando as três etapas do Vert Battle 2022 e levando para casa mais um troféu.
- Gosto muito das duas da mesma forma. Acho o Park mais gostoso e o Vert mais tranquilo, por serem apenas duas paredes. O que importa é andar de skate no melhor nível possível e sempre se divertindo. Foi um ano legal e espero que 2023 seja muito melhor - disse a skatista.
Por fim, na categoria Amador Masculino, quem levou tanto a etapa de Madureira, quanto o título da temporada foi Dan Sabino. O Circuito Vert Battle é realizado pela Plataforma STU e patrocinado pela TNT Energy Drink. Tem apoio da Oakley BR, Niggli e Santa Cruz Skateboards.