O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 anunciou, na última quarta-feira (12), uma mudança no calendário da competição de skate. Pela primeira vez, a fase eliminatória e as finais serão disputadas em dias diferentes, o que significa que Rayssa Leal participará de dois dias de jogos.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Tanto em Tóquio 2020 quanto em Paris 2024, as provas eram concluídas no mesmo dia e com a mudança, o público terá o dobro de tempo para acompanhar a Fadinha nas telas brasileiras. A data exata das provas ainda não foi divulgada, mas o evento ocorrerá no período dos Jogos, entre os dias 14 e 30 de julho de 2028.
Em Paris 2024, Rayssa terminou com a medalha de bronze, sendo a única skatista brasileira com duas medalhas olímpicas (prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024). A japonesa Coco Yoshizawa terminou com o ouro e Liz Akama com a prata.
➡️ No Rio, Rayssa Leal recebe fãs antes de disputar STU Pro Tour
Mais tempo de descanso
Um dos principais motivos para as alterações no calendário foi garantir maior tempo de descanso para os atletas entre as etapas da competição.
O tênis de mesa, por exemplo, que terá Hugo Calderano e Bruna Takahashi disputando o individual e a dupla mista, também sofreu essa alteração. A nova programação dá aos atletas a possibilidade de maior recuperação, evitando que joguem partidas decisivas no mesmo dia.
No Atletismo, a programação também será espaçada ao longo das duas semanas de jogos, permitindo que estrelas brasileiras participem de múltiplas provas. Assim, Alison dos Santos, o Piu, poderá disputar seus 400m com barreiras e, em seguida, reforçar a equipe do revezamento 4x400m, já que as datas não colidem, como aconteceu nos Jogos de Paris.
As finais da prova que é especialidade do brasileiro serão no dia 19 de julho, o que garante um descanso de três dias antes das eliminatórias do revezamento 4x400m, marcado para 22 de julho.