Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rafaela Silva participa de treinos nas Vilas Olímpicas

Nova jornada é uma das ações da parceria de cinco anos entre Nike e Prefeitura do Rio de Janeiro; Além de capacitar, o evento também uniformizou cerca de 500 professores

Rafaela retorna ao palco onde conquistou o ouro olímpico Divulgação
Escrito por

A judoca campeã na Rio-2016 Rafaela Silva participou, nesta terça-feira, de um treinamento de cerca de 500 professores das Vilas Olímpicas, realizado na Arena Olímpica (RJ), local onde faturou o ouro. 

- Acreditem sempre no seu sonho, mas trabalhem para realizá-lo. Eu cheguei a desistir do esporte depois das críticas em Londres-2012 e fiquei um ano sem treinar. Somente com muito trabalho e planejamento foi que eu cheguei nos Jogos do Rio ano passado, e a medalha de ouro acabou saindo - afirmou Rafaela.

Revelada em um projeto social de uma comunidade carioca, a atleta serviu de inspiração para todos os professores que participaram da terceira jornada de treinamento, com foco em planejamento. Estes professores estão na linha de frente das Vilas Olímpicas, motivando e levando experiências positivas com o esporte para crianças e adolescentes que frequentam estes espaços.

Desde o início de 2016, a Nike apoia o trabalho das 22 Vilas Olímpicas espalhadas por toda a cidade com o objetivo de inspirar a prática esportiva principalmente de crianças, por meio de formação inovadora, estruturas revitalizadas e novos materiais esportivos e uniformes para os professores.
As Vilas de Encantado, Caju, Clara Nunes e Mato Alto foram totalmente revitalizadas e já estão à disposição das comunidades, com espaços mais inspiradores. Em 2015, cerca de 25 mil crianças eram usuárias das Vilas Olímpicas e a Nike tem como meta dobrar este número para 50 mil até 2020, a fim de criar uma geração mais ativa. O foco não é formar atletas de alto rendimento, mas inspirar crianças e jovens a se apaixonarem por esporte para que incorporem hábitos saudáveis à rotina por toda a vida.

Esse foi o terceiro dos dez treinos previstos durante os cinco anos de parceria. O objetivo é aprimorar a experiência desses profissionais no engajamento de crianças e jovens no universo do esporte e da atividade física. O programa de formação é feito em parceria com o Instituto Esporte & Educação, organização especializada em esporte para crianças e esporte para o desenvolvimento. Além de conhecimento e inspiração, todos os profissionais são uniformizados. Cerca de 8.000 itens foram entregues e serão usados durante as atividades esportivas com as crianças e jovens.

- A Nike acredita que o esporte tem o poder de transformar uma pessoa, uma comunidade e uma cidade inteira. Com o Projeto das Vilas Olímpicas, temos a oportunidade de oferecer acesso ao esporte e de garantir experiências positivas para crianças e jovens, e os professores são a linha de frente do Projeto. São eles que motivam e inspiram as crianças. Por isso essa formação é um dos pilares do projeto - comenta Alice Gismonti, diretora de Impacto Comunitário da Nike do Brasil.

Além de trocas de conhecimento sobre planejamento de aulas e de sequencias pedagógicas, os professores também aplicaram os conhecimentos adquiridos através de oficinas práticas. O Sub Secretário de Esportes do Rio de Janeiro, Julio Carlos Morandi, reforçou a importância do evento e do projeto Vilas Olímpicas.

- Eu estou muito entusiasmado com esta parceria nas Vilas Olímpicas, já que a preocupação com o controle ao sedentarismo é comum à Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio e à Nike. O trabalho realizado essa semana foi um sucesso e estimo que essa união renda cada vez mais frutos para todas as partes.