Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quenianas suspensas por doping acusam federação de pedir suborno

CEO da federação de atletismo do Quênia teria pedido o valor de 24 mil dólares para diminuir o tempo de suspensão das atletas. Entidade é investigada pela Iaaf

Joy Sakari  foi uma das atletas a acusar a federação de atletismo do Quênia de suborno  (Foto: Divulgação/Olimpiadas/Flickr)
Escrito por

Suspensas por quatro anos após terem sido pegas no exame antidoping no Mundial de Atletismo de 2015, Sakari e Manunga acusaram a federação de atletismo do Quênia de pedir suborno para diminuir suspensões por doping.

As atletas alegaram que o CEO da Athletics Kenya, federação de atletismo do país, Isaac Mwangi, pediu o valor de 24 mil dólares (R$ 93 mil) a cada uma delas para diminuir as punições, segundo informações da Agência AP.

As atletas não efetuaram o pagamento,  afirmando que não tinham condições de obterem o valor em questão. Sem o pagamento, as duas acabaram suspensas. Ainda de acordo com as quenianas, a acusação não foi feita antes, no momento do  recebimento da notícia, em novembro do ano passado, porque, na ocasião, não tinham provas e temiam represálias da federação.

Desta vez, no entanto, Sakari e Manunga   estão dispostas a testemunhar sobre a acusação de suborno ao comitê de ética da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), que já investiga o envolvimento da federação queniana com subornos para redução de suspensões por doping. Inclusive, o presidente e o vice da federação do país, Isaiah Kiplagat e David Okeyo, além do tesoureiro Joseph Kinyua, estão suspensos por essa mesma suspeita.

Procurado, o CEO assegurou que a acusação das esportistas não passa de uma ''brincadeira'', além de ter negado qualquer encontro com as atletas.