Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porWilson Gonzaga Spiler,
Dia 13/09/2025
12:48
Compartilhar

Nesta sexta-feira (12), o Brasil garantiu três vagas nas finais do Mundial de Boxe 2025, com Rebeca Lima (60kg), Luiz Gabriel Oliveira (60kg) e Isaias Ribeiro (90kg). Na manhã de sábado (13), foi a vez de Yuri Falcão (65kg) passar pela semifinal.

Agora, o Brasil tem quatro atletas na disputa pela medalha de ouro da competição disputada em Liverpool, na Inglaterra. As finais acontecem neste domingo (14).

➡️ Caio Bonfim é prata na marcha atlética no Mundial de Atletismo

Yuri Falcão passa por campeão olímpico

Yuri Falcão superou o cubano Erislandy Alvarez, medalhista de ouro em Paris 2024. O brasileiro venceu por 4 a 1, em luta válida pela categoria até 65kg. Yuri apostou na consistência e na escolha dos golpes certos.

Na final, Yuri enfrenta Asadkhuja Muydinkhujaec, do Uzbequistão. O brasileiro não terá vida fácil, já que o adversário também foi campeão olímpico em Paris 2024, mas na categoria até 71kg.

Rebeca Lima vence revanche

Rebeca Lima, na categoria até 60kg, venceu Viktoriya Grafeyeva, do Cazaquistão, por 4 a 1. A brasileira havia perdido para a cazaque na final da Copa do Mundo, em julho. 

Agora, Rebeca tem outra revanche nas quartas. A pugilista vai enfrentar a polonesa Aneta Rygielska, para quem teve sua outra derrota no ano. A luta aconteceu na estreia da Copa do Mundo Brasil 2025, em Foz do Iguaçu.

Vitórias apertadas

Tanto Luiz Oliveira, o “Bolinha”, quanto Isaias Ribeiro, o “Samurai”, venceram suas respectivas lutas por 3 a 2. Na categoria até 60kg, Luiz passou pelo búlgaro Radoslav Rosenov. Com essa vitória, o brasileiro soma 18 lutas de invencibilidade. Para aumentar essa meta, terá que superar, na final, o atual campeão olímpico do peso pena, Abdumalik Khalokov, do Uzbequistão.

Luiz Oliveira, o "Bolinha", está invicto há 18 lutas (Foto: Jacob Hammond/World Boxing)

Já Isaias venceu Loren Alfonso, que nasceu em Cuba mas representa o Azerbaijão e tem duas medalhas olímpicas no currículo - bronze em Tóquio 2020 e prata em Paris 2024. Na final da categoria até 90kg, o brasileiro encara Turabek Khabibullaev, também do Uzbequistão.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Confira as finais dos brasileiros no Mundial de Boxe:

Siga o Lance! no Google News