Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Português vence a etapa 9 do Giro da Itália e celebra ao estilo CR7

Ruben Guerrero chega em primeiro e festeja com o tradicional 'Eu Estou Aqui' que Cristiano Ronaldo  faz nos jogos de futebol. Para completar, o compatriota Almeida é líder no geral

O ciclista português celebra ao estilo Cristiano Ronaldo, com o 'Eu Estou Aqui'.  ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na etapa 9 do Giro da Itália, realizada neste domingo  (AFP)
Escrito por

Portugal está fazendo história no Giro da Itália-2020. Neste domingo, o lusitano Ruben Guerreiro (da equipe EF) venceu a nona etapa da grande volta ciclística, entre San Salvo e Roccaraso, 207km. Para alegria dos Patrícios, João Almeida (Da Quick-Step) chegou 1m56s atrás do pelotão e conseguiu manter a liderança geral (Maglia Rosa). Com isso, Portugal - país tradicional no ciclismo, mas com poucos grandes momentos no pódio - vive o seu dia mais glorioso na história deste esporte.

A etapa, com quatro montanhas categorizadas e realizada sob chuva ou garoa em parte do percurso, foi muito dura. Como esperado, a fuga iniciou um ataque a abriu boa vantagem para o pelotão principal. Como o grupo da Maglia Rosa não atacou na penúltima montanha, ficou nítido que a fuga ficaria com a vitória.

No início da subida, cinco ciclistas faziam o grupo de líderes na fuga. Porém, Ruben Guerreiro e o espanhol Jonathan Castroviejo (Ineos) deram um ataque e  deixaram os outros três muito para trás. Nos 200m finais, Guerreiro, em plena subida, fez um último ataque, não correspondido pelo rival, e cruzou com boa vantagem, comemorando e gritando e celebrando ao estilo Cristiano Ronaldo, o clássico eu "eu estou aqui".

Vale destacar que embora já tenha sido campeão português em 2017, Guerreiro jamais tinha vencido uma etapa ciclista fora de seu país.  Guerrero completou a prova com 5h41m20s, oito segundos na frente de Castroviejo. O terceiro colocado o foi o dinamarquês Mikkel Bjerg, da Emirates, 1m08s atrás do português.

- Finalmente! Foi fantástico. E esteja certo de que nos próximos episódios deste Giro vamos dar tudo por Portugal - disse Guerreiro.

Almeida, o Maglia Rosa

João Almeida chega exausto, mas se mantém em primeiro lugar geral e dono da Maglia Rosa. POrtugal faz barba e cabelo no Giro-2020  (AFP)

Para a festa ficar completa para os portugueses, 1m56s depois do líder chegou João Almeida. Com muito esforço, mas no meio do bolo do grupo principal. Assim, manteve a Maglia Rosa na liderança, com o tempo total de 35h35m50s, com 40s de diferença para o novo vice-líder, o holandês Wilco Keldermann (Sunweb). O espanhol Pello Bilbao (Astana) caiu para o terceiro lugar, com deficit de 43s. O ciclista que é considerado o favorito da edição 2020, o italiano Vicenzo Nibali (Da equipe Trek e duas vezes campeão do Giro) está em quinto, com 55s de diferença para Almeida. Vale citar que o grande rival de NIbali, Geraint Thomas (Ineos) teve uma queda que resultou numa microfratura lombar na terceira etapa e abandonou a prova.

A próxima etapa do Giro da Itália ocorrerá na terça-feira, já que nesta segunda será o dia da primeira folga dos ciclistas. A prova terá 200km e será entre Lanciano e Tortoreto, de 177km, e montanha e com possibilidade de vitória da fuga mais uma vez.