Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 27/07/2025
13:11
Compartilhar

Polônia e Japão voltaram à quadra neste domingo (27), para disputar o terceiro lugar da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminina 2025. Jogando em casa, em Lodz, a Polônia aproveitou o apoio da torcida e conquistou a terceira medalha de bronze consecutiva ao vencer a partida por 3 sets a 1, com parciais de 25/15, 24/26, 25/16 e 25/23.

➡️Zé Roberto define relacionadas para Brasil x Itália na final da VNL

A anfitriã nem parecia ter sofrido a derrota avassaladora para a Itália, na véspera, pela semifinal. Com bastante volume de jogo e conduzida pela capitã Korneluc e pela oposta Stysiak, maior destaque do jogo com 18 pontos, a Polônia soube administrar a vantagem no placar e se sobressaiu com uma rede forte, com 15 pontos de bloqueio.

Já o Japão, que teve excelente defesa ao longo de toda a competição, demonstrou o desgaste após o longo confronto diante do Brasil, na semifinal, e fez uma partida atípica, cedendo pontos importantes às adversárias com muitos erros. Com a derrota, a equipe termina com o quarto lugar da Liga das Nações de Vôlei, repetindo o resultado de 2021.

Como foi o jogo

1º set

Reconhecido por sua consistência defensiva e alto volume de jogo, o Japão iniciou o confronto com a Polônia numa rotação muito abaixo do que foi visto ao longo da VNL, e o desgaste da partida contra o Brasil apareceu em quadra. Enquanto isso, a Polônia, embalada pela torcida, que lotou a Atlas Arena, abria vantagem no placar, liderada pela oposta Stysiak, que anotou seis pontos na parcial.

Na metade do segundo set, o técnico do Japão, Ferhat Akbas, já havia esgotado seus dois pedidos de tempo e a Polônia chegou a abrir 10 pontos de vantagem, com muitos erros das japonesas. As anfitriãs não tiveram dificuldades para confirmar a vitória na parcial por 25 a 15.

2º set

O cenário do jogo se inverteu completamente no início do segundo set e a Polônia voltou à quadra desligada. O Japão recuperou a consistência defensiva, melhorando nos ralis, e chegou a abrir cinco pontos de vantagem. Porém, as anfitriãs conseguiram se encontrar na partida ao longo da parcial e deixar o confronto mais acirrado, especialmente com o bloqueio funcionando bem.

A Polônia conseguiu empatar o jogo na reta final do segundo set e chegou a assumir a liderança do placar, com 22 a 21, mas desperdiçou chances importantes de contra ataque e o Japão confirmou a vitória com um ace, fechando o set em 26 a 24.

3º set

Apesar do início equilibrado do terceiro set, a Polônia cresceu e voltou a dominar a partida. Com bom saque e bloqueio eficiente, a equipe anfitriã complicou a defesa do Japão, que passou a cometer muitos erros, tanto no saque quanto no ataque. Nesse cenário, a Polônia não teve muita dificuldade para abrir vantagem no placar e confirmar a vitória por 26 a 16.

4º set

O quarto set foi o mais parelho do jogo, com as duas seleções mostrando novamente seu melhor em quadra. Enquanto a Polônia apostava no bloqueio, principal fundamento na disputa do terceiro lugar, o Japão voltou a defender bem e conseguiu reação após ter quatro pontos de desvantagem no placar.

Mesmo assim, foram as anfitriãs que levaram a melhor, com a capitã Korneluk e a oposta Stysiak, maior pontuadora do jogo, chamando a responsabilidade. A equipe da casa fechou a parcial por 25 a 23 e confirmou o terceiro lugar na VNL 2025.

Stysiak foi o principal destaque do jogo, com 18 pontos (Foto: volleyball World)

Confira as informações do jogo entre Polônia x Japão

✅ FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 3 X 1 JAPÃO
DISPUTA DO TERCEIRO LUGAR - VNL FEMININA

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Siga o Lance! no Google News