
Oscar Piastri venceu o GP de Miami de Fórmula 1 neste domingo (4). O australiano da McLaren manteve um bom ritmo em uma corrida muito disputada entre os três primeiros colocados, pelo menos no início. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, abandonou por conta de um suposto problema no motor.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Largando em terceiro, Piastri conseguiu chegar à primeira posição ainda na volta 14. Agora, ele soma cinco vitórias na Fórmula 1, passando o colega de equipe, Lando Norris, com quatro. Norris terminou em 2º lugar e George Russell, da Mercedes, fechou o pódio.
O australiano amplia a vantagem sobre Lando Norris no campeonato de pilotos, e a dobradinha soma 58 pontos para a McLaren.
Como foi a corrida?
Largada
A largada foi emocionante, mas ruim para Lando Norris. O inglês foi para cima de Max Verstappen (Red Bull), que forçou o inglês para fora da pista. O piloto da McLaren acusou o holandês de ter o jogado para fora, mas a direção de prova não aplicou punição. Com a saída da pista, Lando Norris perdeu quatro posições.
A largada também foi marcada por um toque entre Jack Doohan (Alpine) e Liam Lawson (RB). O piloto da Alpine acabou tendo o pneu furado e abandonou a prova. A direção de prova chegou a acionar a bandeira amarela, que logo foi recolhida. Gabriel Bortoleto manteve a 13º posição. O top 3 após a largada foi: Max Verstappen, Kimi Antonelli (Mercedes) e Oscar Piastri.
Kimi Antonelli x Oscar Piastri
A McLaren de Oscar Piastri manteve um bom ritmo. O australiano acabou passando Kimi Antonelli sem muita dificuldade e assumiu a segunda posição. Restava ao australiano ultrapassar Max Verstappen.
Oscar Piastri assume a liderança
Na volta nove, Oscar Piastri conseguiu manter uma boa distância para Max Verstappen, que foi diminuindo consideravelmente a cada volta. Cinco voltas depois, o australiano ultrapassou Max Verstappen, induzindo o holandês ao erro e virando líder da corrida.
Ainda na volta 14, Lando Norris começou a tentar ultrapassar Max Verstappen, após passar tranquilamente pelas duas Mercedes. O holandês conseguiu segurar. Três voltas depois, Lando Norris conseguiu a ultrapassagem, mas precisou devolver a posição, já que saiu dos limites de pista. Logo em seguida, o inglês passou Max Verstappen sem muita dificuldade e assumiu o segundo lugar.
A briga entre os dois foi boa para Oscar Piastri: ele abriu oito segundos sobre o segundo colocado.
➡️ Rayssa Leal comete gafe e ‘anuncia’ etapa da SLS no Brasil; vídeo
Problemas no motor Ferrari
O motor de Oliver Bearman, da Haas, falhou e teve perda total. O piloto precisou abandonar a corrida. O safety car foi acionado para retirar o carro e as equipes aproveitaram para fazer os pit stop. Após o abandono de Bearman, Gabriel Bortoleto também começou a reclamar da sua unidade de potência.
Poucas voltas depois, Bortoleto também precisou abandonar. O engenheiro pediu para que ele parasse em um lugar seguro. O carro foi retirado após um curto safety car virtual. Foram dois abandonos causados pelo motor Ferrari — a Sauber e a Haas utilizam a peça italiana.
Disputas internas na Ferrari
Lewis Hamilton começou a mostrar um ótimo ritmo na pista. O piloto pediu para a Ferrari dar a ordem de equipe para Charles Leclerc. A equipe italiana autorizou a ultrapassagem do britânico. Poucas voltas depois, Leclerc esteve mais rápido, Lewis Hamilton pediu para que Leclerc o passasse, o que não foi feito de primeira. No fim, o inglês terminou atrás do monegasco.
➡️ Piastri ou Norris? Emerson Fittipaldi analisa disputa da McLaren na Fórmula 1
Hamilton vs. Sainz
No final da última volta, Lewis Hamilton e Carlos Sainz entraram em atrito e quase bateram. Quem levou a melhor foi Hamilton, que terminou na frente.
Fim tranquilo para Piastri
O australiano conseguiu deixar uma vantagem considerável para Lando Norris. Ele fechou a corrida sem grandes dificuldades. A estratégia da equipe foi bem feita, que fincou os dois carros no pódio.