Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É ouro! Rafaela Silva vence por ippon e é campeã no GP de Budapeste

Judoca brasileira superou a alemã Theresa Stoll e garantiu a medalha na categoria -57kg; este é o primeiro ouro de Rafaela desde as Olimpíadas Rio2016

(Foto: Gabriela Sabau/Federação Internacional de Judô)
Escrito por

O GP de Budapeste começou apenas nesta sexta-feira, mas o dia já trouxe enormes alegrias ao judô brasileiro.  Campeã olímpica na Rio2016, Rafaela Silva venceu a alemã Theresa Stoll por ippon e garantiu a medalha de ouro na disputa. O título da categoria -57kg é a primeira glória internacional da atleta desde a última edição dos Jogos.

Na fase preliminar, Rafaela venceu todas as suas lutas por ippon. A primeira adversária a ser derrotada pela brasileira foi a americana Leilani Akiyama; posteriormente, a judoca superou a polonesa Julia Kowalczyk e a canadense Christa Deguchi (esta vinha de 26 vitórias consecutivas no Circuito Mundial).

Já na semifinal, a atleta brasleira triunfou por waza-ari sobre a húngara Hedvig Karakas (HUN), garantindo o avanço à sua primeira decisão no ano de 2018. Com a medalha conquistada na grande final, Rafaela ganhou 700 pontos, o que deve melhorar a sua colocação no ranking mundial - atualmente, ela se encontra na 14ª posição.

Brasileiros não avançam à disputa por medalhas
Além de Rafaela, o tatame em Budapeste recebeu outros quatro brasileiros, mas nenhum deles chegou à fase de disputas por medalhas.

Na mesma categoria de Rafaela, -57kg, a judoca Kamila Silva venceu Viktoria Majorosova por ippon, mas acabou sendo superada por Mariia Skora nas oitavas de final. Já Nathália Brígida (-48kg) venceu Laura Abelenda por waza-ari, mas parou no waza-ari sofrido pela campeã olímpica Paula Pareto.

No lado masculino da disputa, Raphael Miaque (-60kg) sofreu ippon e parou na disputa com Alon Rahima logo na primeira luta. Diego Santos (-66kg), por sua vez, superou Alaa El Idrissi e Dzmitry Minkou, mas caiu nas oitavas de final para o irlandês Nathon Burns.

Grand Prix de Budapeste retorna nesta sábado
Ainda restam dois dias de disputa no GP de Budapeste, que retorna na manhã deste sábado com brasileiros no tatame. O país será representado por outros sete judocas na briga por medalhas: Yanka Pascoalino (-63kg), Ellen Santana e Amanda Oliveira (-70kg), Marcelo Contini e Lincoln Neves (-73kg), Leandro Guilheiro e João Pedro Macedo (-81kg).