Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 07/05/2025
10:59
Compartilhar

O ex-nadador americano Gary Hall Jr. perdeu suas 10 medalhas conquistadas ao longo de três edições de Jogos Olímpicos nos graves incêndios que atingiram a região Los Angeles no início deste ano. Na última quarta-feira (6), em cerimônia realizada na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), na Suíça, a lenda do esporte recebeu réplicas das medalhas destruídas.

➡️Campeã em Paris participa de treinamentos no CT paralímpico

Na ocasião, as medalhas foram entregues pelo presidente do COI, Thomas Bach, e Gary Hall Jr. mostrou como ficaram as duas medalhas de ouro conquistadas em Atlanta (1996) e Atenas (2004), derretidas após os incêndios.

- Não consigo colocar em palavrar o quanto nós o admiramos, não apenas pelas medalhas. Quando ficamos sabendo da sua história trágica de perda da casa, bens e propriedades, isso nos atingiu profundamente e, principalmente, quando soubemos que você superou essa tragédia como um verdadeiro campeão olímpico, mostrando a resiliência, coragem e confiança pelas quais você sempre foi reconhecido como atleta - declarou o presidente do COI.

Medalhas de Gary Hall Jr. foram destruídas pelo fogo (Foto: Greg Martin/ IOC)

Espírito Olímpico

Além das medalhas olímpicas, Gary Hall Jr. perdeu sua casa no bairro de Pacific Palisades e precisou se hospedar com familiares em San Diego. Dos escombros deixados pelo incêndio, ele conseguiu resgatar apenas seu cachorro, insulina, uma pintura feita pelo avô e um presente recebido da filha.

- O valor da amizade supera o valor dos bens materiais e personalidade não pode ser tirada, não pode ser queimada e nem perdida. O que está dentro de nós, nosso espírito, nosso ser, nossa alma: isso é importante. Vivemos em um tempo de capitalismo, consumismo e quando você perde tudo, percebe do quão pouco você realmente precisa - declarou o multicampeão olímpico.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Quem é Gary Hall Jr.

Multicampeão olímpico, o ex-nadador americano Gary Hall Jr. conquistou dez medalhas olímpicas ao longo de sua carreira. Presente nas edições de Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004), ele é dono de cinco ouros, três pratas e dois bronzes. Desde 2012, ele é parte do Hall da Fama dos Estados Unidos.

Siga o Lance! no Google News