Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Japão doa novos equipamentos de judô para o Instituto Reação

Equipamentos serão utilizados em aulas para crianças de comunidade<br>

Alunos do Instituto Reação recebem comitiva do Consulado do Japão (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Consulado do Japão no Rio de Janeiro, dentro do programa de Assistência a Projetos Comunitários Culturais do Governo do Japão, fez a doação de novos equipamentos para o Instituto Reação. A assinatura do compromisso foi realizada nesta quinta-feira no Polo Cidade de Deus do Instituto, com a presença de Tsuyoshi Yamamoto, cônsul geral do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, e Flavio Canto, presidente do Instituto Reação.

– O programa tem foco em facilitar a atuação esportiva e fortalecer a amizade entre os países. O esporte é uma forma de mudança social e esta iniciativa é nossa forma de contribuir para a comunidade – explicou o Cônsul geral Yamamoto.

– Nossos tatames eram emprestados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Agora, com esta doação, poderemos comprar nosso próprio material, que devemos honrar com muito treinamento – disse Flavio Canto, diretor presidente do Instituto Reação.

Também estiveram presentes a medalhista olímpica, judoca Rafaela Silva, aluna do Instituto desde criança, o judoca Victor Penalber, medalha de bronze no Mundial de Judô de 2015, Geraldo Bernardes, coordenador do programa Reação Olímpico, os atletas olímpicos refugiados Popole Misenga e Yolande Bukasa.

A doação será utilizada na compra e instalação de 200 tatames, 150 quimonos e equipamentos para fisioterapia. O objetivo é estimular a prática do esporte e proporcionar equipamentos adequados para as aulas de judô dos 1.300 alunos nos cinco polos do Instituto Reação.

Criado em 2003 pelo medalhista olímpico Flavio Canto e amigos, o Instituto Reação é uma organização não-governamental que promove a inclusão social por meio do esporte e educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. O Instituto atende 1.300 crianças e jovens, a partir de quatro anos de idade, em cinco polos – Cidade de Deus, Rocinha, Pequena Cruzada, Tubiacanga e Deodoro.

O programa de Assistência a Projetos Comunitários Culturais desenvolvido pelo Consulado do Japão tem como meta reforçar laços e as trocas culturais entre o Japão e países em desenvolvimento. Entre os campos apoiados está o Esporte, com o projeto Sports For Tomorrow, que foca estimular a prática desportiva, promover os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e usar o esporte como forma de mudança social por um futuro melhor.