
Neste 12 de maio, o Autódromo de Interlagos completa 85 anos. O circuito foi inaugurado em 1940, sediando provas da Fórmula 1, categorias nacionais e internacionais, além de ser palco de grandes festivais de música. Na Fórmula 1, o templo do automobilismo brasileiro já sediou grandes vitórias e importantes decisões de títulos. O Lance! relembra alguns momentos que marcam a história do circuito.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Emerson Fittipaldi venceu na estreia da F1
Após 30 anos da inauguração do autódromo, Interlagos recebeu a primeira prova do calendário da Fórmula 1, em 1973. No ano anterior, a etapa fez parte do calendário como corrida extra-campeonato, ou seja, sem atribuição de pontos aos pilotos. Nas duas primeiras edições como prova oficial da Fórmula 1, o brasileiro Emerson Fittipaldi foi o vencedor.
O José Carlos Pace
Atualmente, o autódromo leva o nome de José Carlos Pace. O piloto brasileiro venceu uma única corrida de Fórmula 1 na carreira, e foi justamente em Interlagos. Em 1985, o piloto morreu em um acidente de avião e o autódromo foi renomeado em sua homenagem.
Ayrton Senna de Interlagos
É impossível falar de Interlagos sem lembrar da emblemática vitória de Ayrton Senna em 1991. Na ocasião, o brasileiro conduziu o carro até o fim apenas com a sexta marcha. Em 1993, o piloto levou a bandeira do Brasil após passar da linha de chegada. O público foi à loucura e invadiu a pista.
Se por um lado a pista foi invadida em 1993, no ano seguinte, ela foi esvaziada. Senna abandonou o GP Brasil de 1994, e quem também abandonou a prova foi o público, que começou a deixar as arquibancadas.
Foi quase, Massa...
Além de vitórias, Interlagos também entregou grandes derrotas aos brasileiros. Em 2008, Felipe Massa venceu a prova e a torcida já começou a comemorar a conquista do título mundial da temporada. Na última curva, porém, Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, conquistando a posição necessária para ficar com o título, mesmo sem ganhar a corrida. A alegria durou pouco.
Outras curiosidades de Interlagos
O nome
O nome Interlagos vem pelo fato do autódromo estar entre duas represas, a Guarapiranga e a Billings. Daí vem o inter (entre) lagos (represas).
A chuva vem da represa
Por estar entre os maiores reservatórios de água da cidade de São Paulo, Interlagos tem chuvas inesperadas, que animam o fim de semana. Em um único dia de prova, o circuito vai desde o sol quente até às chuvas intensas.
➡️ NBA: Jimmy Butler manda recado ao Warriors após lesão de Curry
Espaço para shows
Além das provas de automobilismo, Interlagos também sedia grandes eventos musicais. Os mais conhecidos são os festivais Lollapalooza e The Town, que se aproveitam da grandeza do autódromo para trazer grandes artistas para o Brasil.