a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 26/07/2025
10:14
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Lewis Hamilton compete com um novo engenheiro de desempenho no GP da Bélgica de Fórmula 1, no Circuito de Spa-Francorchamps. A mudança ocorreu neste fim de semana, entre os dias 25 a 27 de julho, por solicitação pessoal do heptacampeão mundial, conforme informações divulgadas pela imprensa italiana.

➡️ F1: De ‘virada’, Verstappen vence sprint do GP da Bélgica e deixa McLaren para trás

O portal "FormulaPassion.it" reportou que a alteração na equipe técnica foi implementada discretamente. O profissional, que não teve o nome revelado, trabalhava anteriormente na equipe remota da Ferrari em Maranello e agora atua diretamente com Hamilton nas pistas.

A reorganização atende ao desejo do piloto britânico de melhor aproveitar os talentos disponíveis na escuderia italiana. Hamilton já havia afirmado que existe um "enorme potencial" a ser desbloqueado na Ferrari.

O novo integrante não substitui Ricardo Adami, que continua responsável pela comunicação direta com Hamilton durante as corridas. A função do recém-chegado é coletar e analisar dados do carro para aprimorar o desempenho do monoposto.

Na corrida sprint em Spa, Hamilton enfrentou dificuldades significativas. O piloto britânico largou da 18ª posição e avançou apenas até o 15º lugar, conquistando somente três posições durante a prova. Ele encontrou obstáculos para ultrapassar, inclusive a Williams de Alex Albon.

O circuito de Spa-Francorchamps tem sido cenário de um fim de semana complicado para o heptacampeão, que busca resultados melhores após sua participação na corrida curta. Ainda não está claro se a inclusão do novo engenheiro trará resultados imediatos para Hamilton no GP da Bélgica ou se será necessário mais tempo para que a parceria produza os efeitos desejados no desempenho do carro.

A imprensa italiana criticou duramente o resultado de Hamilton. O "Corriere della Sera" classificou a atuação como um "fiasco e uma página a ser apagada", mencionando também um "grande constrangimento" para a equipe. Enquanto isso, o "Quotidiano Sportivo" utilizou igualmente o termo "fiasco" e descreveu um "Hamilton sem esperança".

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como foi a sprint do GP da Bélgica?

A largada de Oscar Piastri parecia muito boa, mas a "maldição" do P1 aconteceu mais uma vez no GP da Bélgica. Ainda na primeira volta, Max Verstappen aproveitou o vácuo para ultrapassar por fora e assumir a liderança da prova. O mesmo aconteceu com Lando Norris e Charles Leclerc, com o monegasco conquistando o terceiro lugar. Gabriel Bortoleto, que ganhara uma posição com a ausência de Pierre Gasly no grid de largada, defendeu bem a posição e se manteve em nono.

A desvantagem de Norris foi rapidamente recuperada pelo britânico na quarta volta, quando tomou de volta a terceira posição. O francês Gasly entrou na pista, apesar de estar duas voltas atrasado do pelotão. Com isso, destaca-se a estratégia dos pilotos da parte debaixo da tabela para aproveitar a prova como teste, já que há apenas um treino livre em Spa.

No meio da tabela, Bortoleto tentava fechar a diferença para Isack Hadjar pela oitava colocação. O brasileiro, no entanto, precisava se defender de Liam Lawson e a desvantagem sobre o novato da Racing Bulls so aumentou. Apesar disso, manteve-se forte contra Lawson.

De volta para a liderança, Piastri sofria em uma disputa dupla contra Verstappen e o companheiro de equipe, que chegava por trás. Em destaque, Norris preservou a bateria do carro bem mais que o australiano durante todo o circuito. A briga era acirrada, mas a corrida sprint é curta e o fim estava cada vez mais próximo. Após a recuperada de Norris, não houve mais mudanças no top-10 do grid.

Tempo de Lewis Hamilton na corrida sprint no GP da Bélgica na F1 2025 (Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)
Siga o Lance! no Google News