Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fórmula 1 sofre pressão de equipes e estuda aumentar zona de pontuação em 2025

Ideia da categoria é esticar a zona de pontuação do décimo até o 12º já na próxima temporada

Mohammed Ben Sulayem é o presidente da FIA desde 2021 (Foto: GREG BAKER / AFP)
Escrito por

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a direção da Fórmula 1 e as equipes da categoria vão discutir uma proposta que prevê o aumento na zona de pontuação das corridas. De acordo com a revista inglesa Autosport, o assunto será abordado durante reunião na Comissão da F1, em Genebra. A ideia é que a zona de pontuação dos pilotos seja esticada do primeiro ao 12º já na próxima temporada.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A decisão de discutir esse aumento na zona de pontuação aconteceu, segundo a revista, após as equipes do fundo do grid pressionarem pela alteração, já que acreditam que isso melhoraria a competitividade do Mundial. Embora se entenda que o apoio pela mudança não deve ser unânime, é necessário apenas que seis das dez equipes atuais apoiem a mudança para que ela seja introduzida em 2025.

➡️ Max Verstappen controla rivais e vence GP da China de trapalhadas

Na temporada atual, equipes como Alpine, Sauber e Williams ainda não pontuaram por causa da linha de corte adotada na Fórmula 1. As equipes entendem que, caso a alteração seja aprovada, os pontos somados na parte de baixo da tabela premiariam o trabalho consistente ao longo da temporada, ao invés de apenas compensar resultados pontuais obtidos pelos pilotos do fundo do grid.

O plano de manter inalterados os pontos para as primeiras posições é um jeito de garantir o apoio das principais equipes, que antes relutavam em fazer alterações na estrutura, especialmente porque a FIA recebe pagamentos de taxas de inscrição para cada ponto marcado pelas equipes.

(Foto: Hector RETAMAL / AFP)

➡️ Max Verstappen se distancia mais de Sergio Pérez com vitória na China; confira classificação

Em 1991, a Fórmula 1 introduziu um sistema de pontuação para as seis primeiras posições. À época, a distribuição era: 10/6/4/3/2/1. Uma revisão foi feita em 2003, e a FIA alterou para 10/8/6/5/4/3/2/1. Desde 2010, na F1, pontuam somente os dez primeiros pilotos na seguinte ordem: 25/18/15/12/10/8/6/4/2/1.

Para garantir que essa mudança não tenha um impacto grande nas equipes da ponta do grid, a ideia é que a distribuição dos pontos mudem a partir do oitavo colocado nas corridas. Veja a tabela abaixo:

Confira como ficaria a nova distribuição de pontos:

POSIÇÃO FINAL SISTEMA ATUAL SISTEMA PROPOSTO
25 25
18 18
15 15
12 12
10 10
8 8
6 6
4 5
2 4
10º 1 3
11º 0 2
12º 0 1
Volta mais rápida 1 (entre os 10 primeiros) 1 (entre os 12 primeiros)