a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 26/07/2025
09:50
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Gabriel Bortoleto conquistou a 9ª colocação na corrida sprint do GP da Bélgica de Fórmula 1. O piloto brasileiro da Sauber ganhou uma posição em relação ao grid de largada, neste sábado (26), no Circuito de Spa-Francorchamps. Durante a prova, o novato precisou defender sua posição contra a intensa pressão de Liam Lawson nas voltas finais.

➡️ F1: De ‘virada’, Verstappen vence sprint do GP da Bélgica e deixa McLaren para trás

Sem muitas emoções, Bortoleto conquistou uma posição antes mesmo do início da prova, com a "retirada" de Pierre Gasly por problemas no carro. O brasileiro se defendeu bem na largada e garantiu a nona colocação.

Apesar das limitações de balanço do carro, o piloto da Sauber manteve ritmo constante ao longo da corrida sprint. A disputa com Lawson se estendeu até a bandeirada final, com Bortoleto conseguindo segurar o adversário mesmo sob forte pressão, o que foi celebrado pelo novato.

— Me senti bem. Eu acho que é a posição que dava para chegar, sinceramente. Ir mais para frente hoje, com o balanço que eles tinham, era bem complicado. O Hadjar estava muito rápido e o Lawson logo atrás de mim também. Colocou pressão até a última volta, mas consegui mantê-lo por trás — declarou Bortoleto após a prova.

As dificuldades técnicas do carro limitaram as possibilidades do piloto da Sauber de avançar mais posições. Mesmo assim, ele conseguiu administrar bem a situação e garantir o nono lugar no tradicional e desafiador circuito belga.

Bortoleto volta à pista ainda no sábado (26)

A programação da Fórmula 1 continua hoje com a classificação para a corrida principal do GP da Bélgica, que começa às 10h (de Brasília). Sobre as expectativas para a corrida de domingo, Bortoleto se mostrou animado e focado com a próxima etapa.

— O importante hoje é tentar fazer um bom quali, colocar o carro onde colocamos para largar hoje e fazer uma boa corrida. Estou contente de fechar no Top 10 de novo. Amanhã a corrida é mais longa, tem muita degradação dos pneus, então vamos ver se vai chover ou não — afirmou.

Apesar do bom resultado, o piloto destacou que a degradação dos pneus será um fator determinante na prova principal. A dificuldade na etapa pode ainda piorar, considerando especialmente a possibilidade de chuva no circuito de Spa-Francorchamps.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como foi a sprint do GP da Bélgica?

A largada de Oscar Piastri parecia muito boa, mas a "maldição" do P1 aconteceu mais uma vez no GP da Bélgica. Ainda na primeira volta, Max Verstappen aproveitou o vácuo para ultrapassar por fora e assumir a liderança da prova. O mesmo aconteceu com Lando Norris e Charles Leclerc, com o monegasco conquistando o terceiro lugar. Gabriel Bortoleto, que ganhara uma posição com a ausência de Pierre Gasly no grid de largada, defendeu bem a posição e se manteve em nono.

A desvantagem de Norris foi rapidamente recuperada pelo britânico na quarta volta, quando tomou de volta a terceira posição. O francês Gasly entrou na pista, apesar de estar duas voltas atrasado do pelotão. Com isso, destaca-se a estratégia dos pilotos da parte debaixo da tabela para aproveitar a prova como teste, já que há apenas um treino livre em Spa.

No meio da tabela, Bortoleto tentava fechar a diferença para Isack Hadjar pela oitava colocação. O brasileiro, no entanto, precisava se defender de Liam Lawson e a desvantagem sobre o novato da Racing Bulls so aumentou. Apesar disso, manteve-se forte contra Lawson.

De volta para a liderança, Piastri sofria em uma disputa dupla contra Verstappen e o companheiro de equipe, que chegava por trás. Em destaque, Norris preservou a bateria do carro bem mais que o australiano durante todo o circuito. A briga era acirrada, mas a corrida sprint é curta e o fim estava cada vez mais próximo. Após a recuperada de Norris, não houve mais mudanças no top-10 do grid.

Gabriel Bortoleto, da Sauber, no GP da Bélgica de Fórmula 1 (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)
Siga o Lance! no Google News