O Grande Prêmio da Emilia-Romagna poderia ter marcado um dos melhores desempenhos de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1, mas a estratégia adotada pela Sauber prejudicou o brasileiro. Na prova, Bortoleto foi o piloto que mais foi aos boxes, trocando de pneu três vezes. Bortoleto chegou a ir à zona de pontuação nas primeiras voltas da prova, mas encerrou em último, considerando os pilotos que concluíram a prova.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Em comparação ao companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg fez somente uma parada na prova. Cabe destacar que Hulkenberg largou de pneus duros, que resistem mais que os médios usados por Bortoleto.
As paradas de Gabriel Bortoleto
O brasileiro largou com pneus médios e, assim como quase todos que largam com os compostos, fez uma parada próxima à volta 10, colocando os duros. Perto da volta 30, o brasileiro retornou ao boxe e colocou um novo composto de pneus duros.
Próximo da volta 45, Bortoleto foi aos boxes pela última vez, dessa vez, voltou aos médios.
➡️ GP da Emilia-Romagna: Verstappen domina e vence na F1; Bortoleto é 18º
Bortoleto reconheceu que talvez a estratégia não tenha funcionado bem e disse que precisa entender o motivo da equipe ter feito as três paradas:
— Tentei fazer as três paradas, mas preciso verificar um pouco por que fizemos isso e entender porque perdemos muito tempo com isso. Honestamente, o ritmo nos pneus duros estava bom. Só é uma pena que não tenhamos conseguido mostrar isso nos resultados — disse em entrevista ao site "Motorsport".