Dia 13/10/2015
12:59
Compartilhar

*Coluna mensal escrita por Bruno Prada, tricampeão mundial e medalhista olímpico na classe Star ao lado de Robert Scheidt

Olá pessoal. O mês de setembro foi marcado pela realização do primeiro Gram Slam da Star Sailors League – SSL, realizado na Suíça na cidade de Granson, no lago Neuchatel. Foi um evento histórico para a vela mundial. O circuito da SSL foi reconhecido pela ISAF (Internacional Sailing Federation) como Evento Especial, honraria somente concedida a eventos do porte da America's Cup e Volvo Ocean Race.

A abertura do evento foi no Museu Olímpico de Lausanne, com a presença da maior autoridade do esporte olímpico mundial, o Sr Thomas Bach, além de lendas da vela, tais como Dennis Conner, Mark Reynolds e Torben Grael, sendo os dois últimos homenageados com a inauguração de suas estatuas de cera na também inaugurada ala da vela.

O evento contou com 69 embarcações e os maiores nomes da vela mundial. O formato de regatas da SSL é extremamente moderno e muito emocionante para quem assiste. Composto por nove regatas preliminares, os 11 primeiros da classificação geral passam para a final. A final é disputada em três regatas eliminatórias, sendo as quartas de final disputadas entre o segundo ao 11º, onde quatro são eliminados, na semifinal os seis restantes mais o primeiro da fase preliminar disputam as quatro vagas da final. Na regata final quem vence leva o titulo. Muito diferente do formato tradicional onde são disputadas 11 regatas e quem tiver a melhor média vence.

A vitória do evento ficou com o campeão mundial de 2009, o americano George Szabo, ao lado do suíço Patrick Ducommun, seguidos de perto pelos atuais campeões mundiais, a dupla alemã Robert Stanjek e Frithof Kleen. Completou o pódio a dupla americana formada por Mark Mendelblatt e Brian Fathi, os atuais campeões da SSL Finals.

O Brasil foi representado por duas duplas, e saiu de Granson com resultados respeitáveis, sendo Torben Grael/Guilherme de Almeida em sétimo, e Jorginho Zarif/Bruno Prada em décimo. Com este resultado as duas duplas estão classificadas para o SSL Finals, que acontece em dezembro nas Bahamas e que irá coroar os melhores do ano.

Força Brasil!!!

Até a próxima edição de outubro!

Bons ventos!

Siga o Lance! no Google News