Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Equipe brasileira de ciclismo sonha com a disputa da Volta da França

Nessa semana, a Funvic Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos, obteve a segunda licença Pro Continental da história da modalidade no país

Equipe do Funvic Soul Cycles disputa as principais competições do continente (Foto: Divulgação)
Escrito por

A esperança de ver uma equipe verde e amarela disputando a prestigiada e tradicional Volta da França de ciclismo ficou um pouco mais perto. Nessa semana, a Funvic Soul Cycles & Carrefour, de São José dos Campos (SP), comandada pelo empresário João Paulo Diniz, recebeu a licença Pro Continental da União Ciclística Internacional (UCI) e se colocou entre os melhores times do mundo.

A Pro Continental é uma espécie de segunda divisão da modalidade (20 equipes em 2015), acima da Continental (180) e abaixo apenas da Mundial (17). Na história brasileira, só uma vez o país teve um representante na “divisão de acesso” à elite, mas a Scott, com problemas financeiros, foi suspensa após quatro meses de disputas.

Porém, a maior diferença nessa “subida” de ranqueamento diz respeito à possibilidade de a Funvic Soul Cycles disputar os maiores eventos do mundo como, por exemplo, a tradicional Volta da França.

O diretor da equipe, Benedito Tadeu Júnior, acredita que esse sonho pode ser realizado em pouco tempo, mas não imediatamente.

– Com a licença, o plano é competir no calendário internacional e nas principais provas do mundo. Mas queremos fazer um caminho até receber o convite para a Volta da França, e o esperamos em até três anos. Queremos colocar uma equipe brasileira em um nível que ninguém conseguiu – disse, ao L!.

O time, composto por 16 ciclistas ainda a serem anunciados, ocupa, hoje, a segunda posição no ranking das Américas, com 380,67 pontos, atrás da Smartstop (EUA), com 599.

Agora, após não receber convite para o Tour de San Luís (ARG), importante prova do Circuito Americano, a Funvic Soul Cycles já mira a disputa da Down Under, em Adelaide (AUS), que acontece de 16 a 24 de janeiro e faz parte do Tour Mundial.

– Deveria ter chegado convite (ao Tour argentino), pois ganhamos em 2015. Mas não fiquei preocupado, pois temos muitas outras competições importantes, como o Down Under, do qual aguardamos convite oficial – falou Benedito, que ainda completou sobre a chance de estar entre os melhores ciclistas do mundo.

– Só de participar dessas competições internacionais, é um sonho.