Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há dez anos, Brasil conquistava primeiro título da Copa do Mundo FIFA

Triunfo brasileiro sobre o Uruguai, em 2006. nas areias de Copacabana (RJ), completa dez anos neste sábado

Brasileiros comemoraram título inédito (Foto: Divulgação / BSWW)
Escrito por

No dia 12 de novembro de 2006, o Brasil vencia o Uruguai por 4 a 1 e conquistava seu primeiro título na Copa do Mundo FIFA, diante de quase 15 mil pessoas na arena montada nas areias de Copacabana. Após o terceiro lugar no ano anterior (a França sagrou-se campeã) e  nove títulos do extinto Campeonato Mundial (1995,1996,1997,1998,1999,2000,2002,2003,2004) a Seleção Brasileira fez uma campanha impecável, vencendo todos os seus jogos com autoridade (foram seis vitórias, com 52 gols marcados e apenas 16 sofridos) e goleou a Celeste na decisão.

A conquista marcou o início da dinastia de uma geração que dominou o esporte por muitos anos, conquistando títulos ao redor do mundo, entre eles o tetracampeonato invicto do Mundial chancelado pela FIFA (Dubai-2009 / Marselha-2008 / Rio de Janeiro-2007 / Rio de Janeiro-2006). Ao todo, são mais de 60 títulos verde-amarelos nas areias.

Os jogadores que entraram para a história do futebol de areia, lembram com carinho da conquista inédita.

- Tínhamos um timaço, uma defesa que tomava poucos gols, um ataque muito forte - comentou Júnior Negão, capitão canarinho em 2006.

- Foi uma emoção muito grande. Viver aquele momento foi muito gratificante, temos histórias até hoje daquele título mundial - lembrou Mão, eleito ‘Luva de Ouro’ da Copa de Dubai 2009.

- Não teve adversário para a gente. Todos os jogos com goleada, vimos nossos adversários ficarem pelo caminho. A torcida abraçou a equipe - exalta o ex-goleiro Pierre.

Além do título, os jogadores Benjamin e Bruno Malias também receberam prêmios individuais, entregues por Daniela Mercury.

- Falar de 2006 é fácil, é falar de uma galera que veio para conquistar o mundo, de uma geração que se fechou em torno desse objetivo, um grupo muito unido - comentou Malias, ‘Chuteira de Bronze’ e ‘Bola de Bronze’ .

- Foi inesquecível, um título muito importante para o crescimento do esporte. Nossa seleção era uma família. Aquele título foi uma benção nas nossas vidas - disse Benjamin, ‘Chuteira de Prata’ e ‘Bola de Prata’ .

Dez anos se passaram. Hoje, o Brasil, sob o comando de Gilberto Costa, se prepara para a disputa do Qualifier Conmebol, que acontece em fevereiro do ano que vem, em Assunção (Paraguai).  Estarão em jogo três vagas para a Copa do Mundo de abril, nas Bahamas , com seis países já classificados: Bahamas (sede), Polônia, Suíça, Portugal, Itália e Taiti.

Invicto na temporada 2016,  tendo vencido os 17 jogos que disputou e vindo das conquistas do Sul-Americano (janeiro / Vitória-ES), Mundialito de Cascais (julho / Portugal), Mundialito Brasil (outubro / Santos-SP) e Copa Intercontinental, o Brasil busca a quinta taça para se igualar ao futsal e ao futebol de campo, que possuem cinco estrelas no peito.