Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Deu Dinamarca na etapa 19 do Tour de France/ Roglic é quase campeão

Kragh Andersen levou a equipe Sunweb a mais uma vitória de etapa. Na briga pela camisa amarela, Roglic manteve a vantagem e pode, na etapa deste sábado, assegurar o título  

Kragh Andersen vibra. Pela segunda vez na edição 2020 do Tour de France ele chega em primeiro (T. Camus/AFP)
Escrito por

Soren Kragh Andersen, dinamarquês da Sunweb, venceu a etapa desta sexta-feira do Tour de France, a de número 19 (antepenúltima). O dinamarquês puxou a fuga nos quilômetros finais, abriu dianteira e venceu com muita folga, com o tempo de 3h36m33s.

Ele colocou 53s de vantagem sobre o segundo colocado, o esloveno Luka Mezgec (Mitchelton), com o belga Jasper Stuyve (Trek) chegando em terceiro uma bike atrás. Esta foi a segunda vitória de Andersen em etapas. Ele tinha  vencido a etapa 12.

Primoz Roglic sobra na classificação geral

Na briga pelas camisas principais, amarela e verde, anticlímax. Na classificação geral (camisa amarela), os líderes chegaram em bloco no pelotão intermediário, 7m30s atrás do vencedor,  todos com o mesmo tempo. Assim, Primoz Roglic, esloveno da Jumbo, segue com 57s de frente para o seu compatriota Tadej Pogacar (Emirates) e 1m27s de frente para Miguel Angel López, colombiano da Astana.

Como resta apenas a etapa deste sábado, um contrarrelógio, e a de domingo, plana com chegada em Paris (quando todos chegarão em bloco com o mesmo tempo e vale apenas para os sprinters pontuarem), tudo indica que Primoz Roglic será o campeão de 2020 da prova mais importante do ciclismo.

Isso ocorre porque Roglic é um contrarrelogista melhor do que Pogacar e López e é quase improvável que ele chegue com um tempo muito inferior aos dois rivais (desde que não ocorra algum acidente com o líder).

Na camisa verde, o vice-líder Peter Sagan não conseguiu desgarrar-se do líder Sam Bennett, irlandês da Quick Step, que ficou em sua roda tanto no sprint intermediário quanto na chegada. Assim, Bennet  manteve a vantagem confortável na frente, 54 pontos.

Como resta apenas mais duas etapas, dificilmente Bennet perderá a camisa verde, acabando com a hegemonia de Peter Sagan, campeão por pontos em sete das últimas oito edições do Tour. E o único que não venceu, o Tour-2017, Sagan liderava quando foi desclassificado.

Etapa deste sábado

A etapa 20 do Tour de France ocorrerá hoje, um contrarrelógio de 36km entre Bourg e Champagnole, que começa às 10h30, de Brasília ( com transmissão da ESPN2).  Ela  definirá o vencedor da camisa amarela. Como é o melhor contrarrelogista do trio, Roglic deverá confirmar o título, mas Tadej Pocagar e Miguel Angel López ainda sonham com alguma falha mecânica ou técnica do líder.

A prova também confirmará quem é o vencedor da camisa branca de bolinhas (melhor escalador). O tempo na subida valerá os pontos que decidem o "Rei da Montanha". Apenas dois estão na briga: o equatoriano Richard Carapaz (Ineos e atual campeão do Giro da Itália) que tem 74 pontos e o vice-líder geral Tadej Pogacar, que tem 72.

Vale citar que Pogacar já tem quase assegurada a camisa branca de melhor ciclista jovem (até 25 anos). Caso seja o campeão também entre os escaladores, repetirá a façanha do colombiano Nairo Quintana, o último a fazer esta dobradinha (em 2013). Pogacar também pode ter uma tripleta de camisas: bolinha, branca e amarela (se for o campeão).