Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Candidato a esporte paralímpico, futebol de cadeira de rodas ganha força no Rio de Janeiro

Equipe carioca realizará treino gratuito no dia 10/09, no Parque do Flamengo, na Zona Sul<br>

Conheça mais sobre o esporte (Foto: Divulgação)
Escrito por

Em clima de Paralímpiada, que tal conhecer o Power Soccer, futebol em cadeiras de rodas motorizadas que vem ganhando força no Brasil? O time Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS) fará treino gratuito no próximo domingo, dia 11/09, das 9h às 11h30, em um dos cartões postais carioca: o Parque do Flamengo, na Zona Sul da cidade. O esporte já é reconhecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e a expectativa é que se torne uma modalidade paralímpica.

Criado em 2014, o RJPS é o maior time do Brasil, tendo dois atletas na Seleção Brasileira de Power Soccer. Já no primeiro ano de sua formação, a equipe foi Campeã Brasileira e, em 2015, conquistou o título de vice-campeã. Para 2016, o RJPS já está classificado para disputar, pela segunda vez, a Taça Libertadores, que acontecerá em dezembro, em Buenos Aires.

O Power Soccer é a única modalidade paradesportiva que permite a participação de pessoas com deficiência motora severa, como tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros, a partir dos 6 anos de idade e de qualquer gênero, no mesmo time.

Criado na França e no Canadá, no final dos anos 70, a modalidade ganhou força e o mundo. Ao longo dos anos, o Power Soccer foi sofrendo algumas adaptações, até que em 2006 nasceu a Federação Internacional de Futebol em Cadeiras de Rodas (FIPFA), o que possibilitou, em 2007, a primeira Copa do Mundo do esporte. Atualmente, a modalidade é praticada em quase 30 países espalhados pelos continentes Americano, Europeu, Asiático e Oceania.