Ana Sátila conquistou duas medalhas de bronze para o Brasil no Mundial de Canoagem Slalom 2025. A competição foi encerrada neste sábado (4) em Sydney, Austrália, com a participação da atleta e de Pepê Gonçalves nas quartas de final do caiaque cross, prova disputada em formato eliminatório.
➡️ Ana Sátila brilha no Mundial de Canoagem e quebra tabu; confira
A canoísta brasileira garantiu os dois bronzes em diferentes categorias durante o evento internacional. Uma das medalhas veio no contrarrelógio do cross individual e a outra na canoa (C1), que é uma prova olímpica. Além dos pódios, Ana também obteve um sétimo lugar na competição de caiaque.
— Estou muito feliz. Encerro o Mundial com duas medalhas no peito e, mesmo depois de um ano turbulento por questões de saúde, consegui terminar muito bem na competição mais importante da temporada. Só tenho a agradecer a todos pela torcida e apoio — declarou Ana Sátila após sua participação.
No último dia de competições, Ana avançou após vencer sua bateria inicial e ficar em segundo lugar nas oitavas de final do caiaque cross. A brasileira foi eliminada nas quartas ao terminar na quarta posição.
Pepê Gonçalves também representou o Brasil no caiaque cross, terminando em 12º lugar na classificação geral. O atleta iniciou com um terceiro lugar na primeira bateria, passou pela repescagem, avançou nas oitavas e foi eliminado nas quartas ao finalizar em quarto.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
— Era a prova mais importante do ano e terminar em 12º lugar geral me deixa muito orgulhoso desse resultado. Estou muito honrado, porque foi um ano bem difícil. Agora é descansar, refletir e seguir em frente pois resiliência é o nosso sobrenome — afirmou Pepê.
Outro brasileiro, Omira, venceu sua estreia na competição, mas ficou em quarto na terceira fase e não conseguiu avançar para as etapas seguintes do torneio.
As medalhas de ouro do caiaque cross foram conquistadas pelo britânico Joseph Clarke na categoria masculina e pela francesa Angele Hug na feminina.
Mundial de Canoagem Slalom
O Mundial de Canoagem Slalom 2025 reuniu os principais atletas da modalidade em diversas categorias em Sydney. As competições aconteceram em instalações preparadas para eventos de alto nível.
O calendário da modalidade já define os próximos desafios internacionais antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O Mundial de 2026 será realizado em Oklahoma City, nos Estados Unidos, enquanto a edição de 2027 terá como sede La Seu d'Urgell, na Espanha.