Apesar do início forte, Hugo Calderano foi eliminado nas quartas de final do Europe Smash nesta sexta-feira (22). O brasileiro enfrentou grande instabilidade na mesa e sofreu com a derrota para Benedikt Duda por 4 sets a 0, em parciais de 6/11, 11/13, 10/12 e 7/11. A partida, que repetia a final do WTT Contender de Foz, contou com forte domínio do alemão desde os primeiros pontos, o que dificultou a resposta do número 4 do mundo.
➡️ Hugo Calderano projeta quartas do Europe Smash: ‘Estilos muito diferentes’
Como foi o jogo?
Primeiro set
O primeiro set foi marcado por um claro domínio do alemão desde os pontos iniciais. Apesar de abrir o placar, Calderano viu o adversário abrir bem a diferença, enquanto alguns erros cruciais custavam a virada para o brasileiro. A desvantagem chegou a cair para três pontos, mas Duda parecia mais sólido na mesa e a vitória não demorou para chegar. O placar ficou em 11 a 6 para o alemão.
Segundo set
A segunda parcial começou com Duda a frente no placar. Apesar disso, Calderano não demorou a apertar a diferença, e o empate marcou o início do set. A vantagem do brasileiro enfim aumentou e parecia que a primeira vitória estava encaminhada ao garantir o set point, em 10 a 7.
No entanto, os novos erros de Hugo Calderano evitaram o empate do placar geral, e a resposta do alemão chegou com força máxima. Os pontos seguintes estiveram na mão de Duda, que garantiu a virada para vencer mais uma. O placar ficou em 13 a 11 para o alemão.
Terceiro set
Assim como o primeiro set, o terceiro começou nas mãos do alemão, que abriu cinco pontos a frente no placar contra zero de Calderano. A vantagem deu uma balançada com uma sequência de erros de Duda, e o brasileiro parecia reassumir o controle do jogo. O duelo estava acirrado, ainda mais com dois empates espetaculares garantidos por Hugo, mas a sorte foi parceira de adversário com uma ajudinha da rede. O placar ficou em 12 a 10 para o alemão.
Quarto set
A última parcial não teve muitas mudanças. Com a vitória engatilhada, Duda liderou o placar do início ao fim. A vantagem foi aberta ainda nos primeiros seis pontos para o alemão, com a resposta de Calderano chegando com atrasos. Os rallys impressionantes revezavam os "campeões", mas os erros pecaram novamente para dar a classificação nas mãos de Benedikt Duda por 4 sets a 0. O placar do set ficou em 11 a 7 para o alemão.
Raio-x de Benedikt Duda?
Duda vive a melhor fase de sua carreira no tênis de mesa. Desde 2024, o atleta derrotou alguns dos melhores nomes do circuito, como os chineses Liang Jingkun e Lin Gaoyuan e o francês Felix Lebrun. Além de ter sido vice-campeão europeu no ano passado, ele conquistou duas etapas da série WTT Contender.
- Alemão
- 31 anos
- Canhoto
- Estilo clássico ofensivo
- Ranking mundial: 10º colocado (melhor da carreira)
- Melhores resultados no WTT: campeão do WTT Contender Skopje 2025 e do WTT Contender Mendoza 2024 | vice do WTT Star Contender Foz do Iguaçu 2025 | semifinalista do WTT Champions Montpellier 2024
- Outros resultados: vice-campeão europeu em 2024 e quadrifinalista da Copa do Mundo 2025
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Antes desta derrota, os mesa-tenistas haviam se enfrentado duas vezes e, em ambas, o brasileiro saiu vitorioso. O primeiro confronto foi em 2022, no WTT Star Contender Doha, pela 2ª Rodada, onde Hugo venceu por 3 a 0. Três anos depois, na final do WTT em Foz do Iguaçu, o brasileiro levou a melhor e venceu por 4 sets a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8.