Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Adidas rompe contrato com IAAF após escândalo de doping, diz emissora

Empresa alemã tinha vínculo com a entidade até 2019 e valor do acordo seria de 33 milhões de dólares (R$ cerca de 136 milhões)

Lamine Diack foi afastado da presidência da IAAF por conta dos escândalos de doping (Foto: Fadi Al-Assaad/Reuters)
Escrito por

Os recentes escândalos de doping no atletismo causaram prejuízo para a  Federação Internacional de Atletismo (IAAF, sigla em inglês). Segundo informações da emissora “BBC”, a entidade perdeu seu principal patrocinador, a Adidas, por conta dos episódios.

Parceira da IAAF desde 2008, a empresa alemã tinha vínculo até 2019 e o valor do acordo seria de 33 milhões de dólares (cerca de R$ 136 milhões). Porém, de acordo com a “BBC”, a verba recebida pela entidade era bem maior. Até o momento, as partes ainda não confirmaram oficialmente o rompimento do contrato.

Em novembro, um relatório da Wada (Agência Mundial Antidoping) escancarou casos de doping de atletas russos, que terminou até com a suspensão do país de competições na modalidade. O ex-presidente da IAAF Lamine Diack, seu assessor jurídico Habib Cissé e o ex-médico da IAAF foram acusados por corrupção passiva.

Para os investigadores, o ex-mandatário da IAAF não agiu em relação as atitudes da Federação Russa, que teria encoberto diversos casos de doping. Em um segundo relatório, os investigadores diz que a IAAF não "foi firme com uma série de países, incluindo a Rússia".