Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Forças de Segurança Pública do Rio lutam campeonato de Jiu-Jitsu; veja

Em dezembro, na Arena Carioca I, na Barra da Tijuca, acontecerá a primeira edição do Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Competição será realizada no dia 1º de dezembro, na Arena Carioca I, na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação)
Escrito por

No dia 1º de dezembro, ocorre na Arena Carioca I, na Barra da Tijuca, a primeira edição do Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Ainda com vagas abertas, o evento reunirá competidores de variadas instituições, desde a guarda municipal, passando por policias civil, militar e federal, a forças armadas.

Organizado pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Estado do Rio de Janeiro (FJJD-Rio) e pelo Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o evento é parte do programa de valorização dos operadores de segurança pública. O objetivo é promover a integração dos órgãos e proporcionar entretenimento e lazer aos agentes, além de incentivar a prática de atividades físicas para melhor qualidade de vida.

- Hoje mais do que nunca precisamos resgatar algumas dessas questões ligadas à dignidade e ao reconhecimento do operador de segurança. Eles têm peculiaridades, lidam com estresse 24h por dia na batalha pela prevenção e combate à criminalidade e isso influencia diretamente na vida pessoal. Nosso programa tem como principal objetivo reforçar ainda mais o respeito e o compromisso com os profissionais da área de segurança - explicou a delegada da Polícia Civil e superintendente do Núcleo de Valorização Vanessa Boechat.

A competição será disputada por lutadores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Municipais do estado, Exército, Marinha e Aeronáutica. Chancelado pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Estado do Rio de Janeiro (FJJD-Rio), o evento promoverá disputas masculinas e femininas, divididas por faixas, pesos e idades, para todos os gostos.

- Diferentemente dos campeonatos tradicionais, o competidor irá representar o órgão público em que atua, independentemente da equipe de Jiu-Jítsu. Isso é possível porque cada instituição se filiou à Federação - destacou o presidente da FJJD-Rio, Rogério Gavazza, que complementou:

- É apenas a primeira edição, mas já é um sucesso, tanto que nós da Federação já temos no nosso planejamento a ideia de oficializar a competição anual.

Solidariedade em destaque

Além do CEFD, da Secretaria de Segurança (SESEG), Ministério dos Esportes – através da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) – e da FJJD-Rio, o campeonato também recebe o apoio da SMARTCAR, Carvalho Hosken S.A, Refrigerantes Mineirinho e da parceria entre Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil e Prime Esportes, que juntas promovem a campanha “Esporte é vida, não violência”, responsável por levar os ensinamentos das artes marciais a moradores de comunidades através de projetos sociais desde 2009. Devido ao apoio da campanha de solidariedade, o valor das inscrições dos atletas são duas latas de leite em pó. Já o público interessado em assistir o evento in loco deve doar 2kg de alimentos não perecíveis. Tudo o que for arrecadado será doado a famílias de baixa renda através do programa da LBV.

- A LBV é nossa parceria há quase 10 anos, faz um trabalho muito sério, focado em ações sociais, e o leite em pó é uma doação simples de ser recebida e muito importante para a nutrição das crianças. Como muitas famílias não têm condições de comprar, decidimos não cobrar dinheiro pelas inscrições, apenas o alimento para essas famílias - explicou Gavazza.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!