Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Família Gracie vira Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial

Decreto foi feito na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que busca reconhecer a família que criou o Jiu-Jitsu Brasileiro e difundiu a modalidade 

Família Gracie foi a percursora do Jiu-Jitsu Brasileiro, praticado em centenas de países atualmente (Foto: Arquivo)
Escrito por

A Família Gracie teve o seu valor na história do Jiu-Jitsu mais uma vez reconhecida e foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O decreto veio através da Câmara Municipal do município, feito pelo vereador Felipe Michel.

O decreto busca reconhecer a família percursora do Jiu-Jitsu, que foi adaptado por Carlos e Hélio Gracie e teve seu ponto alto no Rio de Janeiro. A arte suave, como é conhecida, foi difundida na Cidade Maravilhosa na lendária Academia Gracie da Avenida Rio Branco. Lá, pessoas comuns e membros importantes da alta sociedade aprendiam a arte marcial.

De acordo com o Art. 3º do decreto, "O Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à sua valorização e divulgação, bem como suas competições na cidade do Rio de Janeiro". 

Confira abaixo a justificativa apresentada pelo vereador Felipe Michel:

A Família Gracie possui uma fundamental importância na história do esporte Mundial. Os mesmos criaram o Gracie Jiu-Jitsu, hoje também conhecido como Jiu-Jitsu Brasileiro, isto porque adaptaram a técnica japonesa original de modo que pessoas menores e mais frágeis dominassem adversários fisicamente superiores.

Toda a ascensão da Família Gracie teve seu ponto alto no Rio de Janeiro, quando Carlos Gracie fundou aqui sua academia em que surgiu o grande expoente Hélio Gracie, que inclusive desafiou a academia japonesa, surpreendendo todo o mundo com o primor da técnica demonstrada.

Depois de Hélio o legado Gracie é imenso, com conquistas e afirmação de um estilo único. Entre as conquistas está o fato de que a mesma foi quem criou o UFC – Ultimate Fight Championship, maior evento de lutas da história, que ainda faz um sucesso absurdo.

Como forma de reconhecimento e agradecimento à Família por dar ao Rio de Janeiro essa importância de ser o local escolhido para aprimoramento de uma arte marcial histórica, nada mais justo do que determinar a mesma como patrimônio imaterial.