Campeão da primeira edição do TUF Brasil, Cezar Mutante resolveu descer do peso médio (84kg) para o meio-médio. A estreia na nova categoria será neste domingo (12) no TUF 21 Finale, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando enfrentará o experiente Jorge Masvidal. Parceiro de treinos de Mutante na Blackzillians, Gilbert Durinho destacou a dedicação de Mutante para baixar de peso e garante que o lutador estará mais rápido em sua próxima luta.
- A preparação do Mutante foi muito boa. Ele decidiu baixar de peso e fez muito bem. Temos muitos profissionais bons para ajudar a fazer esse trabalho e ele se dedicou bastante. Trabalhamos com o Dr. Rodrigo Mauro, que foi um dos responsáveis em ajudá-lo a baixar de peso e fazer bem a dieta. Nos treinamentos vimos um Cezar Mutante mais rápido. Ele continua com uma força de mutante, mas está mais veloz - garantiu o campeão mundial de Jiu-Jitsu.
Cezar Mutante perdeu duas das últimas três lutas. A última delas, quando foi nocauteado por Sam Alvey no UFC Porto Alegre, em fevereiro deste ano, foi determinante para a mudança de categoria. Gilbert Durinho garante que Mutante aprendeu com os erros e está confiante que o amigo pode ir longe na nova divisão de peso.
- Ele aprendeu bastante com as derrotas que teve. É ruim quando temos que aprender com as derrotas, mas temos que ver o lado positivo. Assim você vê onde errou, trabalha mais nos fundamentos e busca sempre a evolução. Na última luta ele estava indo bem, mas acabou nocauteado. O adversário dele é um cara que pega duro, que tem um cruzado forte e que já tinha vários nocautes usando o cruzado. O golpe entrou, e pode acontecer com qualquer um. Mas estou bem confiante na preparação que ele fez para essa luta e acho que essa nova categoria deu um gás pra ele, uma nova motivação. Acho que ele vai chegar com tudo nessa categoria - disse.
O adversário de Mutante no UFC será o experiente Jorge Masvidal, que possuiu um cartel de 28 vitórias. Durinho destacou o jogo de Boxe do atleta da ATT e, por isso, acredita que colocar Masvidal de costas no chão possa ser um bom caminho para que Mutante consiga a vitória.
- O Masvidal é muito bom na parte de Boxe. Ele era um dos caras que fazia aquelas brigas de rua ao lado do Kimbo Slice. E, fora as brigas de rua, ele já lutou no Strikeforce e tem muitas lutas no UFC. É um cara bem duro, que trabalha muito bem a parte de Boxe. Não tem muito punch, mas tem um volume bom, consegue lutar três rounds muito bem. Tem que sentir a luta no começo, mas a estratégia ideal para o Cezar é colocar pressão desde o começo. O Masvidal gosta de trabalhar o Boxe bem isolado. Ele trabalha muito com a mão da frente, então, a gente vai matar esse trabalho dele quando estiver em pé. Mas, o objetivo é colocá-lo para baixo e trabalhar o ground and pound ou buscar a finalização. O chão do Mutante está muito afiado e, se ele colocar para baixo, o Masvidal vai levar um ground and pound violento. E tenho certeza também que o Cezar pode finalizá-lo - concluiu.