Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa Nacional de Jiu-Jitsu da Advocacia supera as expectativas

Campeonato que é exclusivo para advogados e estagiários de Direito contou com a presença de lutadores de todo o Brasil no Rio de Janeiro e ganhou projeção nacional; saiba

Copa Nacional entre advogados e estagiários de Jiu-Jitsu aconteceu no último fim de semana (Foto: Flávia Freitas)
Escrito por

Entre as 29 equipes de diversas partes do Brasil, a da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) foi grande campeã da Copa Nacional de Jiu-Jitsu da Advocacia, realizada no último sábado (16), no Clube Municipal na Tijuca, Zona Norte do Rio. Os atletas da Caarj conquistaram 11 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Em seguida, ficaram as equipes GFTeam, Gracie Humaitá, Team Moraes e Gracie Barra, em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares no quadro de medalhas, respectivamente.

A competição, organizada pela Caarj em parceria com a Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio) e com o apoio da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), da Faculdade UnyLeya e da Cultura Inglesa, reuniu participantes do Estado do Rio, da Bahia e da Paraíba, e além das competições, teve atrações voltadas ao público infantil.

O torneio é uma evolução da Copa Caarj de Jiu-Jitsu da Advocacia, realizada em 2017, e vai entrar no calendário esportivo da cidade. Segundo o presidente da FJJD-Rio, Rogério Gavazza, o objetivo é manter a Copa pelos próximos anos.

- O Jiu-Jitsu é uma modalidade que cresce em todos os setores e é muito gratificante ver que os advogados estão tirando os seus paletós e gravatas para colocar o quimono - disse o experiente Gavazza.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, ressaltou a importância de se praticar esporte para melhorar a qualidade de vida. - Existem outros caminhos para se melhorar a qualidade de vida. A gente encontra colegas que estão com depressão ou outras doenças psicológicas e, quando entram na luta, essa convivência com outros atletas e advogados ajuda muito - contou Marcello.

Jiu-Jitsu para todas idades

Com competidores de diversas idades dividindo o tatame, o torneio reforçou mais uma vez que não há limite e nem momento certo para se iniciar em um esporte. Irene Uchoa começou a praticar Jiu-Jitsu por incentivo de colegas advogados participantes dos Núcleos de Jiu-Jitsu da Caarj.

- Tenho 55 anos e estou nessa há apenas três meses. Entrei graças à Caarj, que incentiva o esporte para a advocacia independentemente da idade - falou.

Já o advogado Alexandre Lopes, recém-formado na faculdade, também comemorava a sua participação no evento. - É a primeira vez que participo e gostei bastante, principalmente pela fraternidade entre os advogados e atletas.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!